Início > Banca, Economia e Finanças, Censura, Geral, História, New World Order > Umas Diferençazinhas entre o antes e o depois do 25 de Abril – Estudo de Caso e Reflexões de um Empresário Português

Umas Diferençazinhas entre o antes e o depois do 25 de Abril – Estudo de Caso e Reflexões de um Empresário Português

O presente artigo é uma reflexão seguida de um estudo realizado em 2005 por um empresário português, que por enquanto não quis ser identificado. Agradeço ao referido senhor ter-me facultado o documento que se segue:

UMAS DIFERENÇAZINHAS ENTRE O ANTES E O DEPOIS DO 25 DE ABRIL

ANTES: – Não havia liberdade para dizer mal do governo.
DEPOIS: – Foi dada essa liberdade. Mas a quem serve?

ANTES: – Não havia direito à greve. Mas havia uma defesa rigorosa dos direitos do trabalhador, com uma  fiscalização activa, que incidia sobre as condições de trabalho, classificação, remuneração, horário e idade.
DEPOIS: – Foi dado esse direito. Mas quem é que tem tirado partido da greve?

ANTES: – Qualquer trabalhador podia construir casa através de empréstimo da caixa de previdência, bastando para isso, que tivesse terreno. O montante do empréstimo era amortizado em suaves prestações, diluídas no tempo.
DEPOIS: – Acabou esta facilidade.

ANTES: – Havia um país unido, solidário e pacífico.
DEPOIS: – Tivemos um país desunido (com desavenças entre amigos e familiares, incluindo pais e filhos), sem solidariedade e aterrorizado, onde o poder constituído prendia pessoas de bem e tomava à força empresas e propriedades, em nome do socialismo.

ANTES: – Havia um país com ordem, com respeito e sem criminalidade.
DEPOIS: – É o que se sabe: Sem ordem, sem respeito e onde o crime se vulgarizou e o criminoso é protegido e bem tratado. Isto, segundo se diz, em defesa dos direitos humanos. Até parece que os direitos humanos são só para os criminosos e não para o povo.

ANTES: – Só iam para o governo as pessoas mais competentes. Eram governantes responsáveis pelos bens e dinheiro públicos. O país era bem governado e a despesa pública era mínima. Não havia excesso de funcionários públicos e os ordenados eram baixos, não superiores aos dos privados. Não havia viagens frequentes dos políticos, não havia dinheiro público mal gasto.
Assim, havia confiança, os impostos eram pequenos e o máximo de capital era encaminhado para o investimento.
DEPOIS: – É o que se sabe… A despesa pública é um “monstro” insustentável e não há impostos que cheguem. Coitado do povo!

ANTES: – Não havia incêndios florestais.
DEPOIS: – É o que se sabe…, uma calamidade.

ANTES: – Tínhamos uma economia forte e saudável, com um crescimento sustentado dos maiores do mundo, senão o maior. Os trabalhadores aumentavam o seu poder de compra mais de 20% ao ano. E não havia desempregados.
DEPOIS: – Foi desbaratada a economia, aniquilado o crescimento e o desemprego aumenta progressivamente. O país caminha, assim, para a penúria.
 
ANTES: – As pessoas poupavam e amealhavam.
DEPOIS: – As pessoas gastam tudo e endividam-se.

————-//————-

Comparando PASSADO com PRESENTE

O SALÁRIO DOS TRABALHADORES PRIVADOS ANTES E PÓS-25 DE ABRIL

PEQUENA EMPRESA

Inflação:

Até 1974 – Diminuta.

De 1974 a 1995 – Aumento superior a 25 vezes. Há um disparo desordenado da inflação.

De 1974 a 2005 – Aumento superior a 30 vezes (Exemplo: – Apartamento e automóvel aumentaram mais de 50 vezes; gás e electricidade – cerca de 40 vezes; pão, carne, peixe, bacalhau e massa – cerca de 30 vezes; arroz e açúcar – cerca de 25 vezes; iogurte – cerca de 35 vezes; sandes, pastéis e café – cerca de 100 vezes).

Conclusão:

Antes do 25 de Abril, por cada período de 5 anos, os trabalhadores duplicavam o seu salário e aproximadamente o seu poder de compra. Este aumento verificou-se no período de 1970 a 1974, apenas 4 anos, querendo dizer que estávamos, então, no período mais alto de crescimento.

De 1960 a 1974 – 14 anos – os trabalhadores aumentaram aproximadamente 7 vezes o seu salário, a que corresponde um aumento pelo menos de 5 vezes o seu poder de compra. É impressionante! Mas é verdade, facilmente comprovável. 

Quer queiramos, quer não, era o crescimento que tínhamos em Portugal, talvez o maior do mundo, que permitia uma aproximação rápida aos maiores níveis da Europa, então no auge das convulsões sociais, logo que chegou o desafogo do pós-guerra.

E não havia desemprego, nem mesmo para os deficientes. Uma parte da mão de obra era absorvida pela agricultura, pescas e turismo, sectores, infelizmente, estrangulados após o 25 de Abril. A outra parte não chegava para o comércio e indústria. O pessoal que se ia deslocando das zonas serranas e terras mais interiorizadas era insuficiente para as necessidades. Pelo menos, assim acontecia na zona centro, a que pertence a empresa referenciada.

Foi esta situação que o 25 de Abril veio inverter, como adiante se verá. Mas se quisermos parar um momento para pensar…, o que é que se podia esperar de pessoas há tanto tempo exiladas ou na cadeia, que não podiam viver livres no país, dentro do regime existente? Eram pessoas capazes de pisar a bandeira nacional, cheias de ódio ao país e a tudo o que era produto do regime que não os tolerava. Eram, por isso mesmo, pessoas com uma profunda sede de vingança.

Pensando bem, até acabamos por não estranhar o mal que fizeram a este país. Um país até então crescente, pacífico, social e solidário. Um país governado por gente competente e de bem, que não explorava o povo e que tinha responsabilidade pela coisa pública. Um país onde dava prazer e alegria viver.

Após o 25 de Abril de 1974, os trabalhadores privados perderam o ritmo de crescimento, não conservaram sequer o que ganhavam, em termos reais, e perderam poder de compra. Para que conservassem o mesmo poder de compra, era preciso que o salário de 1974 tivesse aumentado pelo menos 25 vezes em 1995 e pelo menos 30 vezes em 2005, o que não aconteceu. Exemplo no quadro a seguir: 

Em 1974 um trabalhador precisava de 11 meses de salário para comprar um automóvel.
 
Em 2005 este trabalhador precisava de 22 meses de salário para comprar um automóvel equivalente.

Depois de 1974, saciada que foi a sede de vingança, com a destruição generalizada da estrutura industrial e comercial, dos fundos públicos, dos bons costumes e propósitos, e de outros valores nacionais, cria-se uma despesa pública escandalosa, imoral e incomportável, que está a asfixiar o país e a arrastá-lo para uma situação desesperada, cujas consequências não serão certamente boas.

  1. rbzone
    Janeiro 2, 2010 às 23:21 | #1

    acho q nao abona mto a favor da fama do blog ter artigos deste género. este artigo é feito por alguem q é apoiante do salazarismo e ataca tudo o q se passou depois. a verdade, é q ambos os sitemas têm pós e contras, e qq pessoa q se digne a fazer uma análise verdadeira e imparcial sabe reconhecer isso mesmo, o q nao é o caso do autor deste texto. esta técnica é exactamente a mesma usada pelos detractores do salazarismo. diabolizam, exageram, os aspectos negativos, e suavizam ou omitem os positivos(neste caso, do pós 25 de abril)

  2. Krípton
    Janeiro 3, 2010 às 13:09 | #2

    Não considero este texto ultrajante, muito pelo contrário, se o autor é salazarista, como já foi admitido em “posts” anteriores, é natural que defenda a sua causa, é um acto puramente humano defender os seus interesses, demonstrar o seu desagrado em relação às suas ideologias oponentes.
    Seria benéfico e ideologicamente enriquecedor para este blogue e grupo de tertúlias que um dos users/tertuliantes fizesse jus àquilo que acredita/defende e postasse as glórias pró-abrilistas pós-25 de Abril, os contras/podres do Estado Novo que seguramente também existem, evidentemente, porque todos os regimes têm os seus momentos áureos, de progresso, de evolução, criam-se os vícios próprios de quem está no poder, surge o descontentamento, involuem e passam à decadência até ao seu último dia de vida.
    A grande falha de todos os regimes são os tiques “autoritaroides” de quem está no poder e que quer queiram, quer não, mais tarde ou mais cedo, acabam sempre por usa-lo em seu próprio proveito e beneficio, usando e abusando do poder que lhe concedido legitima ou ilegitimamente. 1º porque está no código genético humano a ambição na luta pelo poder, na manutenção do mesmo e na fantástica sensação de ter terceiros sob o seu controlo, 2º o capitalismo sempre foi a grande ambição do Homem, quer sejam de direita ou de esquerda, Cosmopolitas ou Autocratas (todos queremos o mesmo, dinheiro, muito dinheiro, bens materiais, conforto e poder) e não o reconhecer é um erro crasso na superação deste defeito psicológico/ego gigantesco da humanidade para a nossa evolução civilizacional, 3º é impossível manter uma sociedade presa sistematicamente a um regimes ideológico, leva-lo-á à criação de vícios e consequentemente à sua ruína (como já se verificou várias vezes ao longo da história). Logo é importante para um país a alteração periódica de regimes, para a “experienciação” e fortalecimento das características de uma Nação inteira.

  3. aziomanoris
    Janeiro 3, 2010 às 18:06 | #3

    Caro rbzone, considero que o blog deve primar por divulgar a verdade, seja ela divulgada por pessoas de esquerda, de direita, de centro ou extremistas. Sendo o blog pluralista, este texto enquadra-se nessa perspectiva, pois dá uma perspectiva de uma realidade factual e concreta que muitos escondem hoje, em dia.

    Em relação ao artigo em si, ele é a análise que um empresário estabelecido antes do 25 de Abril, faz do crescimento económico, de salário e do poder de compra dos trabalhadores. Que há altura era um facto inegável e um dos maiores do mundo na época. Sendo que o artigo versa a altura Marcelista e não Salazarista do Estado-Novo. Apesar de se poder apontar erros ou coisas más ao anterior regime, neste tópico não há volta a dar e por muitas omissões, deturpações e mentiras que se façam e digam!

    Na altura em que Portugal mais cresceu a nível económico e de poder de compra do cidadão em toda a sua longa história, rebenta uma revolução pseudo-libertadora, com muitos factores geradores e diversas vertentes de análise e de acontecimentos, mas será coincidência que a mesma ocorre nessa altura em que Portugal se tornava uma potência económica mundial, começava a explorar o petróleo de Angola e de Cabinda e iria em breve entrar na era da produção nuclear de energia? Tendo imediantamente no pós-revolução tornado-se um dos parentes mais pobres da Europa democrática.

    O período pós revolução destruiu a indústria e as empresas, deu muitos tachos e fez perseguições tão atrozes e em muitos casos piores que as do regime que criticava (engraçado que hoje em dia cada vez saem mais livros, estudos e testemunhos sobre esta matéria, talvez a verdade comece agora a vir ao de cima a conta-gotas). A entrada debilitada e desfasada temporalmente na CEE, veio finalizar o início da irreversível desaceleração da economia e indústria do país. Com negociações criminosas, traidoras e de lesa-pátria de PECs e PACs, tanto de governos de esquerda como de direita. Sendo que as somas avultadas de dinheiro recebido foram mal empregues e não fiscalizadas, o que a par com a alienação das brutais reservas de ouro em prol do BCE, já faz a fará com que o endividamento externo e o aumento do preço do dinheiro para Portugal nunca acabem mas aumentem asfixiantemente.

    Pois é através do sobrendividamento externo que as sociedades secretas manietam e destroem os países e os seus habitantes.

    Acho que se devem apontar os podres e salientar os ganhos, dos anteriores e do actual regímen, mas sinceramente a nível económico acho que o actual não tem nada de bom pelo contrário.

    E se o regime anterior era tão mau como é que não se aprendeu com os erros, se fizeram logo no pós-revolução perseguições ainda piores que as do regime antigo, tivemos os líderes saídos da revolução a pisar a bandeira nacional no estrangeiro (caso do Mário Soares), mas em vez de corrigir o que o regime tinha de mau, fizeram algumas alterações para melhor, exemplo do sistema nacional de saúde, mas praticanmente tudo o que estava bem foi destruído e em alguns casos quando refeito foi-o mal. A nível geral temos mais liberdade, por vezes até demasiada, a nível da censura é encapotada, mas é muito maior e com técnicas mais agressivas, que a maioria nem sequer imagina, enquanto antes era assumida e contra coisas especificas.

    Depois temos hoje o eterno problema da falta de tomates e do sermos uma sociedade politicamente correcta, com medo de dizer as verdades, que come, cala e consente. Em que o zé povinho em vez de se rebelar e revoltar, (desculpem a linguagem vernácula) “é sodomizado a sangue frio, nos seus valores e na sua bolsa, para bancar a escumalha que nos (des)governa”.

    “Ao cidadão tira-se o dinheiro, tiram-se a educação, a cultura e deturpam-se os valores, depois os bens essenciais, depois a liberdade. E tudo isto juntamente com a pressão psicológica inerente e o stresse do cotidiano aceleradamente exacerbado da sociedade actual, faz com que os indivíduos se tornem cada vez mais passivos, amorofos, desaculturados, alienados a viver na virtualidade, totalmente manietados e controlados na sua evolução, descanbando na maioria dos casos na involução conscientiva, através dos vicios do materialismo e dos prazeres virtuais e mentais. Assim será a Nova Ordem Mundial, de cariz autoritário similar ao Nazismo, que irá fazer sucumbir a civilização humana neste planeta.

    Um dado interessante em Portugal pós-abrilada não há orgulho na nação e na sua história e todos os ideólogos da esquerda á direita nacional demonstram a sua pouca honestidade e falta de patriotismo, coisa que não acontece na Russia onde o Estaline apesar do monstro que foi continua a ser uma figura bem tratada e homenageada, pois quer se queira quer não foi uma figura ímpar com defeitos e virtudes. Logo não se percebe que em Portugal, ao contrário do que acontece na Rússia a casa de Salazar não seja um museu, se tenha mudado o nome da Ponte Sobre o Tejo, entre outras aberrações.

    E se, se critica tanto o Estado-Novo, porque não se critica a 1ª República, a Monarquia e a actual Terceira República e se avança para a Quarta República! Será porque na Monarquia, na 1ª e na 3ª Repúblicas a Maçonaria está presente e comanda em peso? Deixo a questão no ar!

  4. rbzone
    Janeiro 3, 2010 às 18:31 | #4

    bem, eu volto a repetir,

    qdo se quer um blog q seja uma referencia no q a verdade diz respeito, devemos ter cuidado com aquilo q postamos. se passamos a ser encarados como um blog de gente parcial perdemos toda e qq credibilidade. todos os que aqui participam terão concerteza as suas opinioes pessoais sobre os mais variados temas, mas acredito que a maioria se abstenha de as divulgar ao mundo como se fossem as palavras de cristo q vêm salvar a humanidade.

    além disso, é por demais sabido por todos, ou pela maioria, a tua cegueira e absoluta e admitida parcialidade neste assunto, por isso, discutir este assunto contigo é perda de tempo, pq tu só ves o q queres e ignoras o resto. tu queres ter razao a força.

    tu percebeste mto bem o q é q eu tentei dizer, e é um facto, uma verdade indesmentivel óbvia para todos os q leiam o texto. é um texto feito para limpar a imagem do salazarismo e do estado novo, e um ataque brutal ao regime q se seguiu.

    a verdade, e essa é indesmentivel, por qq pessoa q tenha um minimo de bom senso, e uma pessoa q se preocupe em falar verdade em vez de tentar evangelizar as pessoas para a sua causa, é q ambos os sistemas têm prós e contras. e foi a isso q me referi, q o autor nao estava preocupado com a verdade, estava isso sim preocupado com a sua verdade, e foi isso que transmitiu.

    se isto é suposto ser um blog de pessoas conscientivas, os artigos supostamente devem evelar isso mesmo, e como tal, a imparcialidade deveria ser o denominador comum. o texto nao é imparcial, nem tu és imparcial, e como tal, este texto é digno de estar num qq site de apoio a direita, salazaristas, whatever, mas nao num site conscientivo, nao num site de pessoas q teoricamente se guiam pela consciencia. consciencia e parcialidade, tomar partidos, na politica, sao coisas q nao combinam João.

    e se isto é um blog de direita, ou se é um blog onde cada um pode escrever o q lhe der na pinha, avisa, pq eu bombardeio este blog com artigos contra salazar, só para te ver a meter as garras de fora tipo gato assanhado :)

  5. aziomanoris
    Janeiro 3, 2010 às 19:15 | #5

    rbzone ao que parece tu é que ficaste inflamado e não percebeste o que disse acima de certeza nem o que disse kripton só pode. Pois se leste o que escrevi acima, não fazias este comentário. Sabes que sou apolitico e o comentario que fiz atesta isso, e porque não pontas o que discordas no texto em vez de dizeres que deefende o Etado-Novo. Qualquer coisa que seja escondida, deturpada tem toda a lógica de aqui estar, e como tu apesar de eu bem tentar explicar não percebes a missão esotérica que teve o Estado-Novo, não vale a pena discutir contigo, só posso dizer que investigues!

    Já agora porque não postas algo a dizer o que de bom trouxe o actual regimen, quer queiras quer não é irrefutável o regimen que mais cannes destruiu e o único que tinha cariz aglomeração nacional e anti-lobies foi o anterior daí ser o único que é atacado. Não vejo onde é que dizer verdades descrediblize o blog. Cada autor tem o direito de postar a sua opinião e o facato de tu te criticarews mostra que não é parcial. Ainda espero criticas concretas a inverdades no artigo e no estudo em causa, pois ainda nãod este nenhuma.

    O teu atque é que parece cego pois o comentário que fiz acima prova que estás errado. Não percebo é que sejas tão reactivo, e continuas a bater na mesma tecla pois o estudo refere-se ao Marcelismo, enquanto a reflexão do autor refere coisas concretas que estão piores, já dei exemplo do que está melhor no comentário acima, logo continuo perplexo com o teu ataque cerrado ao Estado-Novo, quando o que se refeiu foram coisas concretas que estavam bem e agora estão mal.

    Porque carga de água não hei-de atacar o regime actual que éuma merda na maioria das coisas e que é e sempre foi totalmente controlado pelas sociedades secretas que nos querem escravizar, regime esse que piora todos os dias, achas que tenho de dizer bem dele e não o atacar é? Digo o que está bem e o que está mal. Agora tu é que sempre que se diz algo bem do regime anterior vens atacar a dizer que se está a branqueá-lo.

    Ora deixo-te aqui um dado polémico de estudos concretos e reais, sabias que nas estradas em Portugal continental, morreram em igual período mais pessoas que na guerra colonial?

    Se Salazar era um homem consciente com boa obra feita porque carga de água hei-de ser politicamente correcto e diabolizá-lo como os demais fazem? Depois dizer verdades comoreferi não é tomar partidos, pois remeto outra vez para o comentário acima, tanto divulo verdades do Estado-Novo, como de Comunistas, como de extrema-dreita ou de extrema-esquerda, ou anarquistas desde que digam VERDADES, não sou partidário, nem tomo partidos, sou pela verdade e essa está acima do partidarismo, coisa que tu teimas em não querer encaixar, pois remetes tudo para o partidarismo.

    Logo não é blog de direita nem de esquerda, é para escrever coisas incómodas doa a quem doer critique quem criticar, seja de que fonte for indepenendentemente de credo, religião ou filiação ideológicaou politica. Podes bombardear com artigos contra Salazar desde que tenham nexo e fidedignidade, como em qualquer temática. Se for isso que te der na pinha, agora vires debitar asneiras infudamenadas é que obviamente que não. Mas já que defendes tanto o regime actual e a revolução da tanga, porque não escreves um artigo em que diga tudo o que o actual regime fez mal e o novo fez bem, era interessante e teria todo o gosto em ver um artigo assim no blog.

    Agora uma coisa te digo, o longo estudo da história e das correntes politicas, espirituais, religiosas leva-me a constatar que o que é mais atacado, pelos semelhantes é o que fez mais pelo consciência e menos em prol de si próprio. Logo não respondeste à minha pergunta, porque não se critica e não criticas a monarquia e a 1ª República e como todos os outros criticas somente o Estado-Novo, que foi o único regimen anti sociedades secretas? Faz-me lembrar os que em França criticam o General De Gaulle, quando foi o único que se rebelou, contra a escumalha da NWO como Salazar e Marcelo Caetano, e como criticam hoje em dia, as massas e os media generalizados o Putin, o chavez e o Alberto João Jardim, basicamente o politicamente correcto não permite que se admita que os que se opoem à NWO, fzem mais obra e melhor que os fantoches desta, é tão simples como isso, e todos os que se lhe opões são ditadores e bla bla bla, mas ao fim ao cabo, levam mais desenvolvimento e prosperidade às populações qe os ditadores não-admitidos da NWO e que os seus fantoches democratas.

    Fico à espera do teu artigo e fico contente que tenha uscitado polémica! Quanto a querer evangelizar alguém, não quero evangelizar ninguém, dou a minha visão dos factos sustentada em documentação e factos concretos, quem concordar muito bem quem discordar, discorda. Agora acho que o meu comentário ao teu, sobre a situação económica do país, não há muito que argumentar estava melhor em 1974 e actualmente piora de dia para dia, que é o que ineressa concluir do artigo e não as conclusões que tu tiraste.

  6. rbzone
    Janeiro 3, 2010 às 19:31 | #6

    se isto é um blog q defende a verdade, doa a quem doer, quereria dizer q postavas artigos pró e contra salazarismo. onde é q estão os contra?

    fizeste dois posts gigantes nos quais evitaste por completo a questão central q coloquei, por uma razao mto simples, é q sabes q é verdade.

    eu referi-me ao facto de o texto ser parcial, nao ser um texto q tente dizer a verdade, mas sim diabolizar uns e criticar outros, e isso meu caro, dês lá as voltas q dês, e gostes ou nao, tem um nome, manipulação. a estratégia é exactamente a mesma q é usada por todos aqueles q tentam defender a sua causa custe o q custar, atropele-se a verdade ou nao, exagere-se ou nao.

    aquela parte inicial dos antes e depois está ridicula, um caso tipico de má fé por parte de quem o escreveu, pq uma pessoa sensata, em cada um daqueles pontos, teria de desenvolver e justificar, até pq nada do q ele afirma é exactamente assim.

    eu disse q é um texto com mta parcialidade a mistura. achas q estou errado? vamos lá ver ate q ponto a tua cegueira chega.

  7. mekie
    Janeiro 3, 2010 às 20:03 | #7

    ANTES: – Não havia incêndios florestais.
    DEPOIS: – É o que se sabe…, uma calamidade.

    LOL

  8. aziomanoris
    Janeiro 3, 2010 às 20:11 | #8

    Continuo a dizer não vejo nada de muito diabólico no texto em si, ai nada do que ele afirma é assim lol, a mim parece-me que bastantes afirmações são assim! lol queres que te diga quais são? Diz-me lá quais é que não são nada assim!

    Eu por acaso disse que o texto era imparcial? Não disse agora continuo a dizer que andas á volta do supérfluo e não comentas o essencial, que é a situação económica e os salaários, porque sabes que esses dados são correctos lol.

  9. aziomanoris
    Janeiro 3, 2010 às 20:13 | #9

    caro mekie vai ver a taxa de incendios antes e depois do 25 de Abril, ent~ºao na última década foi brutal, coisa interessante tendo em conta os contratos de aluguer de meios aéreos de combate a incêndios e muitos populares terem visto helicópeteros de combate a incêndio a largarem bombas incendiárias.

    • rbzone
      Janeiro 3, 2010 às 20:31 | #10

      pois, nao te esqueças é que na altura do salazarismo e estado novo a informação, principalmente a negativa, era omitida, ou adulterada. é tipo o pessoal q morria no ultramar, era tudo desastres estilo quedas de helicoptero, desastres de viação, etc, ninguem morria com tiros :)

      e justificar um regime pelo numero de incendios florestais…enfim…

      o regime e esta pseudo democracia são ambos faces da mesma moeda, ou seja, para se manterem em vigor precisam de manipular e controlar o povo. o regime totalitário abrevia caminho instituindo-se como partido unico, a democracia apresenta a dualidade esquerda direita como se fosse realmente importante… mas é tudo farinha do mesmo saco. sao pessoas com a mania q sabem o q é melhor para os outros, alem de um apego enorme pelo poder. acham q os designios da nação são os q têm dentro da sua cabeça, e os restantes, têm mais é q juntar-se ao esforço. pois…

      • aziomanoris
        Janeiro 3, 2010 às 21:24 | #11

        Engraçado que só pegas no exemplo dos incendios florestais e continuas a não pegar nos outros, pois sabes que na maioria são afirmações correctas.

        No que toca a estudos académicos sobre os incêndios não me parece que fosse omitido esse tipo de informação.

        Tenms que te mentalizar que não é possível teres neste planeta um mundo sem elites, em qualquer lado tens hierarquias, nem que seja um planeta perfeito a nível social, terás elites no poder que te dizem X é assim, para o mundo funcionar em paz. Só se fores adepto da anarquia mas essa é relativa, pois a existência é hierarquica, logo não consegues ter anarquia, pacifismo total, ou caos eternamente, terás sempre condicionantes internas e/ou externas que afectarão isso. Até porque isso não geraria o equilibrio cósmico necessário.

        Se quiseres ir por aí o caminho é de auto-conhecimento individual, mas tu estás num mundo colectivo.

        Volto a frisar o artigo em questão são as reflexões de uma pessoa que passou pelos dois regimes e compara certas coisas que estão pior agora, não quer dizer que critique tudo o que se passa neste, não é.

        Agora também considero que pela proximidade tenha mais lógica criticar o que está mal no regímen em vigor do que no anterior e as comparações são inevitáveis. E sabes bem que critico algumas coisas no Estado-novo, mas na maioria não critico porqueenquadro a época e a politica sombra que tu e a maioria continua a querer ignorar.

        No que toca a guerra é mais lógico e justo mandar tropas para as guerras do Bilderberg onde não temos quaisquer interesses: Ex-Jugoslávia, Iraque, Afeganistão, Somália, entre outros, do que enviar tropas para território nacional para defenderem os colonos e os autoctones portugueses que eram barbaramente massacrados por terroristas, não é?

        Adoro essa argumentção da maioria do pessoal.

  10. mekie
    Janeiro 3, 2010 às 20:27 | #12

    É o nível de argumentação básico a que recorres. Até pegas em algo por simples coorrelação. Deverias saber que esta não implica causalidade. Nem tem havido mais incêndios por todo o mundo na altura do Verão, nem nada.

    E se populares dizem, é porque é verdade.

    • aziomanoris
      Janeiro 3, 2010 às 22:01 | #13

      A minha argumentação é sempre muito básica, mas às vezes muitos não a percebem, lol. Acho que para meio entendedor o que se quer referir é que as matas estavam mais limpas fosse pelo estado ou pelos particulares, coisa que não acontece hoje, provocando assim que isso potencia a que haja mais incendios nos dias de hoje. Não quero com isto dizer que não há mais factores, pois existem, uma vez que os incêndios são uma situação multifactorial, nas condições para a sua ocorrência e para a sua extinção.

      Os incêndios hoje em dia são em maior número, pois há mais desleixo e muito mais fogos postos e isso é dado público em qualquer local do mundo. Coisa interessante em relação aos incêndios são os locais dos mesmos, são sempre os mesmos Peninsula Ibérica, Austrália, California e Grécia, comparativamente os incêndios nestes locais com os outros locais do mundo é surreal porque é que são sempre estes os mais fustigados, tal não é explicado somente pelo clima.

  11. rbzone
    Janeiro 3, 2010 às 21:44 | #14

    #11

    3º post em q falas de batatas e eu falo de cebolas

    o q está aqui em causa nao é a veracidade de alguma info, o q está aqui em causa é a maneira como o texto foi feito, q é extremamente imparcial. só isso. tu continuas a fugir a questão e bombardeias com pseudo justificações q nao justificam nada. se queres fazer um texto comparativo entre regime e pseudo democracia e queres ser levado a sério tens de falar dos prós e contras de cada um, e isso, nao aconteceu, neste texto em particular, e é sobre isso q eu estou a falar, e tu parece q ou nao percebes ou te fazes de desentendido, ou ainda pior, sabes q é verdade mas é deste tipo de textos q gostas. as nossas conversas sobre este tema dava para escrever um livro, e sabes perfeitamente o q penso e sabes perfeitamente q nao sou faccioso, tanto falo do bom como do mau, de ambos os sistemas, e é isso q se pede a alguem q teoricamente escreve um texto comparativo. é só isso q está aqui em causa. os teus posts todos até agora fogem completamente a critica q fiz ao texto.

  12. aziomanoris
    Janeiro 3, 2010 às 22:10 | #15

    Este texto é comparativo qb pois nunca me ouviste dizer que era imparcia, já disse que não o é. Mas continuo a não ver nada de mal nisso, pois como não fui eu que o escrevi, não vejo qualquer problema em publicitar a visão parcial de alguém, uma vez que a informação está correcta, assim como vejo com bons olhos um texto a atacar o regímen anterior, fazendo só comparações negativas. Pois cada vez que se compara algo para dizer mal nem é costume comparar as facetas positivas da outra parte.

    Continuo a frisar este texto é uma comparação que só foca coisas que estão piores hoje em dia do que em 1974. Logo não necessita de ser imparcial, nem tinha lógica que assim fosse de acordo com o artigo e estudo em questão.

    Quanto a um artigo a dizer os prós e os contras de cada regime, acho que seria interessante e mais interessante ainda era um estudo académico que comparasse os 4 regimes no que toca a pros e contras: monarquia na altura do régicídio, 1ª república, estado-novo e 3ª república.

    Deixo aqui o desafio para alguns de nós aqui do blog fazermos esse estudo no futuro, será uma tarefa de pesquisa e de discussão intertessante.

  13. Esquila
    Janeiro 4, 2010 às 18:31 | #16

    Meus caros!
    1º. Se vivemos numa democracia, acho muito bem que cada um diga o que lhe vai na alma.E quem não concordar tem a oportunidade de debater, mas, de preferência, sem “facciosismos”.
    2º. Por outro lado, este blog, até pelo seu nome, tem um cariz especial,pelo que eu penso que, o tipo de discussão poderia ser diferente. Penso que “nada acontece por acaso” e seria interessante perceber os acontecimentos, de forma mais profunda, em cada um dos regimes.
    Há pessoas que se sentem ofendidas se alguém promove o Salazarismo, outras, se alguém promove o pós 25 de Abril. O Salazar não foi um “Hitler”, por exemplo, não fez tudo bem, mas também não fez tudo mal. Há muita coisa que desconhecemos, no entanto, ultimamente têm sido publicadas várias obras que nos poderão dar uma ideia mais clara deste homem.
    Fazer um estudo comparativo, entre os dois períodos, torna-se um pouco complicado, pois existe um factor importante, que é a época em que cada um deles governou.O que é certo, é que com o 25 de Abril, tudo o que estava feito foi destruído e partiu-se do zero. Nessa época a Espanha estava muito mais atrasada do que nós e hoje é o que se sabe.
    Relativamente aos incêndios, se repararem bem, em anos de eleições a área de floresta ardida é maior.
    Hoje em dia, verifica-se, também” uma luta pelo poder que anteriormente não havia.
    E mais não digo!

  14. nuno
    Março 21, 2011 às 19:53 | #17

    O sr. rbzone deve ser um dos beneficiados com este novo regime. para mim e preferivel nao poder falar como antigamente mas em que as questoes fulcrais eram intensamente debatidas para melhorar Portugal e nao apenas com o interesse dos bolsos de alguns como hj acontece. Ta dado como provado que Salazar nao gastava dinheiro a mais nem com ele, ou seja nao comprava um par de sapatos s nao precisasse realmente deles. Portugal era uma potencia agora e uma colonia de bandidos que nos exploraram e mesmo que protestamos, este direito que nao serve para nada, ou ainda pior, que nos leva ao desespero, pois quando nao s fala ou nao se pode falar tem-se em mente que ninguem nos ouve, ja protestando e nao ser ouvido da-nos da-nos, pelo menos a mim a sensaçao que estamos a gastar forças em vao. Ao que parece ate o direito ao protesto nao e tao bem recebido a estes governantes como eles proprios rendivicaram em 1974. Houve para prova do que digo mtas situaçoes desde entao em que o protesto foi altamente reprimido pelas forças de autoridade como no caso da morte de um motociclista na ponte 25 de abril, mais recentemente foi proibido manifestar-se na rua em que o primeiro ministro reside e tantas outras que nao interessa mencionar, pois esta presente todos os dias em que ha descontentamento do povo, este que so e consultado parA aprovar ou reprovar situaçoes como o aborto e nao a direçao que gostavamos que o nosso pais tivesse, ou seja, nao seria preferivel ter menos 500km de auto-estradas e que as pensoes de reforma fossem 10 ou 20% mais altas? Nao sera assim enquanto estes ditadores das finanças publicas derem prioridade a saude das grandes empresas que os patrocinam ao inves de darem melhores condiçoes de vida aos portugueses fazendo assim de Portugal um pais em que a populaçao tenha niveis d satisfaçao elevados aumentando o seu rendimento tanto a nivel profissional como intlectual. Antes do 25 de abril, data esta que para mim começou em cada oponente ao regime de salazar como humberto delgado, palma carlos etc.. Mario Soares foi um oportunista e ladrao bem como traficante de diamantes das colonias africanas alem de ser um cobarde que fugiu do seu pais e so voltou quando a situaçao lhe foi favoravel.. mil vezes sem poder falar, mas com a divisao por igual por cada portugues e sempre em beneficio do estado, que no fundo e Portugal. O maior problema nem e o roubar e ficar ca. O maior problema e em certos individuos que ostentam esses cargos prejudiquem o pais para serem eles os unicos beneficiados e lezando o pais com quantias astronomicas devido a corrupçao alem de deixarem uma divida para as geraçoes futuras como na ma gestao ambiental como por exemplo no caso dos residuos muito toxicos depositados numa mina no alentejo em que mais uma vez a justiça ira tardar e os incumpridores iram sair como os unicos beneficiados de uma situaçao devido a mafia existente na justiça….. so de exemplos seria capaz de estar dias a escrever sobre o k esta mal e das vantagens em que o 25 de abril traria se nunca tivesse existido. O meu pai que viveu na era salazar e foi militar em africa na guerra colonial nao tendo nenhum posto priviligiado, ele proprio diz que mais valia estar como estava porque havia mais respeito nao as pessoas umas com as outras mas tambem com o k s diz ser PORTUGAL. Para mim e para este senhor que defende o mesma tese, ambos sabemos que havia certas atitudes que o regime de salazar tinha que nao eram as melhores, mas s tivessemos mudado apenas o que nao era bom e continuassemos o trabalho que vinha a ser desenvolvido desde o fim da ditadura militar hj provavelmente estariamos a emprestar dinheiro a espanha e outros paises em vez de estarmos em completa ruina, em que os grandes magnatas nao investem o que tem a favor de portugal mas sim so na conta bancaria deles proprios ou das organizaçoes mafiosas das quais fazem parte. Para mim este conceito em que cada um puxa para si nao tras desenvolvimento nem prosperidade a um pais, mas sim cada vez mais vai aumentar o fosso entre o rico e o pobre quando sao todos portugueses. depois do 25 de Abril de 1974 estes gatunos da actualidade acharam por bem tirar as terras e nacionalizar as empresas privadas a favor do estado… agora estes mesmo intervenientes acham por bem deviar as mesmas empresas e outras a seu favor depois de desviarem os recursos do pais para camufladamente nos roubarem a todos os que e de todos como a energia, as estradas com portagem,etc…………………………………………………. so vou parar por aqui pk tenho trabalhos para fazer, pois teria todo o gosto em encher paginas com as diferenças em que teria sido melhor estar como estavamos do que a merce dos ladroes presentes hj no nosso Portugal.

  15. nuno
    Março 21, 2011 às 21:22 | #18

    Como os politicos de hj ali o sr. MEKIE desviou o assunto que estava a ser tratado para caracterizar o dono da pagina ou do comentario ( facto irrelevante para mim e pro debate) Como os politicos de hj desvia-se a atençao do real problema em questao para a tentativa de descridebilizaçao das pessoas que realmente pensam e tem ideias com intuito de que nada se mude para seu beneficio. Peço desde ja desculpas pela forma como escrevo e se dou erros pois o capitalismo como o salazarismo nao permite um ensino igual para todos, pois antes nao lhe era dado essa hipotese se nao tivesse em linha com o regime e hj nao se da essa hipotese se nao pertencer a uma certa classe social em que o sr. MEKIE e outros que tem comentado por aqui.
    estou agora a concluir o 12º ano e nem vale a pena pensar em ir tirar um curso universitario pk tenho de comer e pagar renda de casa alem de tudo mais que faz parte no dia a dia de cada um. como eu, o sr. que meteu aqui o comentario tb nao deve achar tudo bem o que o regime fazia, mas, no entanto a duvida que persiste em saber se realmente estamos melhores e que na realidade se o 25 de abril era realmente bom, hj em dia nao havia de haver duvidas nenhumas em relaçao a isso, mt pelo contrario. Os senhores que comentaram o post pelos vistos nem sequer saber o que e democracia, pois nao se limitaram a dar a sua opiniao mas sim a sensurar uma pessoa por ter uma opiniao diferente da sua. Com esta observaçao concluo que a diferença provocada por este regime faz com as pessoas que “estao melhor na vida” sejam dotados de cegueira quando olham para baixo do seu estatuto social e como nao pode deixar de ser invejar o de cima e tentam alcança-los nem que para isso passem por cima dos outros. Se era preciso lutar para mudar em 1974, hj em maioria a populaçao nacional tem esse sentimento que nao e novo. Ganhamos os direitos verbais e perdemos o direito a sermos portugueses.(-1974) Unidade Nacional = (+1974)Unidade Pessoal.

  16. nuno
    Março 21, 2011 às 21:25 | #19

    azimanoris tem toda a razao.. so depois de postar vi o seu comentario…

  17. nuno
    Março 21, 2011 às 21:53 | #20

    O que e certo e que ha pessoas que nao dao valor. Na escola desde que entrei para o ensino preparatorio as minhas notas a matematica foram quase na plenitude superiores a 90% e mtas x 100% ate a data da minha saida da escol quando vi que nao iria seguir o que queria pois nao tinha apoio as disciplinas em que tinha mais dificuldade para aumentar a minha media… algumas pessoas como estas que criticam a opiniao ou a contestaçao de outros na esperança que nada mude pk se insere numa posiçao previligiada. Por vezes nao vem e que de baixo para cima os direitos e as regalias vao s tornar cada x mais em menos individuos em beneficio destes e sem a opiniao do POVO que os elegeu e foi palavra de ordem a quando da revoluçao. Estes senhores que nao gostam de opinioes diferentes se me souberem dizer o k inicialmente era a palavra democracia e agora que tipo de democracia temos… continuamos a ser escravos de um trabalho mal pago e com dificuldades em entrar no ensino superior e ate mesmo o secundario da mesma maneira que me aconteceu e tantos outros pontos que inicialmente faziam parte da revoluçao e deixaram de fazer… Os verdadeiros herois da revoluçao foram assassinados antes e depois do regime.

  18. nuno
    Março 21, 2011 às 22:04 | #21

    O RBZONE e o MEKIE fazem parte dos clones pos 25 de abril em que se lhe tirou o cerebro e lhes disse que teria de ser igual e nao semelhante ao outro e sem opiniao propria.

  19. Leitor
    Abril 17, 2011 às 3:09 | #22

    Dantes os políticos tinham brio e sabiam sê-los.Eram uns senhores:sabiam falar e tinham formação para os cargos que ocupavam,hoje é o que se vê…Antigos pelintras,hoje ricalhaços, mas sempre ignorantes e desonestos. Usam os dinheiros públicos para enriquecer.Nem distinguem a mão direita da esquerda.A categoria deles e o valor é abaixo de zero.Nunca foi, nem esteve este País tão humilhado,tão pobre.Foi espoliando, vergonhosamente nestes últimos 6 anos, por estes bandidos que deviam era estar todos presos e andam para aí como se nada fosse com eles a conduzir a classe média para a miséria, já de que as classes médias baixas estão no limiar da pobreza.

  20. marta
    Maio 4, 2011 às 22:01 | #23

    eu odeio história

  21. luis
    Outubro 26, 2011 às 23:09 | #24

    Meus amigos , a mim parece-me estar a ouvir o Domingo Desportivo onde o do Benfica diz que foram melhores do que os do FCPorto e os do FCPorto dizem exactamente o contrário. É a mesma coisa, cada um puxa a brasa à sua sardinha. Uma coisa eu vos digo, vocês não vão a lado nenhum porque antes do 25 de Abril existiam situações boas e más, as boas eram a segurança, o respeito e estabilidade econômica, as más era a guerra do ultramar, a falta de liberdade de expressão e da contestação.
    Depois do 25 de Abril de 74 realmente existiram também grandes alterações negativas e positivas, o respeito que as pessoas tinham umas pelas outras desapareceu, assim como a segurança e estabilidade econômica mas acabou-se com a guerra e ganhou-se liberdade de expressão e o direito á contestação, com tudo isto só têm que entender o que é mais importante para vocês!
    A minha opinião é que devia existir um equilíbrio entre os dois regimes mas não foi conseguido esse equilíbrio porque existem pessoas mal formadas que se aproveitam dos cargos que ocupam e roubam descaradamente tudo o que podem para proveito próprio. São pessoas sem escrúpulos que não respeitam nada nem ninguém, eles esquecem-se que ocupam aqueles cargos porque o povo os nomeia para governarem e os representar, mas depois como agradecimento eles traem o povo roubando e nós é que os governamos.
    Estas pessoas conseguem ficar impunes porque infelizmente o poder politico é mais forte do que o poder judicial. A justiça devia ser um órgão completamente desvinculado de qualquer governo, estes não poderiam de forma alguma intervir seja em que fosse. Mas se o dinheiro que o ministério da justiça recebe vêm dos Governos e se as verbas dependem de aprovação no parlamento, claro está que o que todos querem é dinheiro e então estes deixam-se comprar , vendem-se!!!!!
    Os políticos para poderem roubar compram a justiça, esta tem sido uma realidade em todos os governos que existiram desde o 25 de Abril e o povo assiste impávido e sereno sem reagir, parecem não entender ou não querer entender essa realidade e não mostram qualquer reação para acabar com estas situações.
    Ouvimos todos os dias falar em buracos nos orçamentos e em desvios de milhões porque raio não ouvimos também que “fulano ou cicrano” foram condenados por roubarem, porque razão é que estas pessoas não são responsabilizadas pelas ilegalidades que praticam, porquê?
    Existem países que condenam um governante por mentir por questões pessoais, nem sequer se colocam questões governamentais, por exemplo o Bill mentiu porque disse que não tinha acontecido nada com a Mónica e o povo simplesmente afastou-o da vida politica porque deixou de acreditar naquele individuo. É tão simples, sem qualquer receio resolvem o problema, exercem os seus direitos cívicos e elementares enquanto indivíduos livres que vivem num país democrático. Punem quem os trai!
    É esse o verdadeiro problema do nosso país, tudo se vende e tudo se compra até as consciências!
    Estas pessoas!!!!!!

  22. Sergio
    Janeiro 16, 2012 às 19:07 | #25

    Boas tardes
    Começo por dizer que me considero medianamente culto e não desprovido de raciocinio e venho aqui apelar a que se deixem de picardias os intervenientes. Se por acaso não gostam ou têm outros pontos de vista coloquem os vossos factos para eu ler e ajuizar, não é por trocarem mais galhardetes que eu «e outros» vos dou razão.
    Considero que perdi mais tempo nos comentários escritos do que no próprio texto em si.
    Cumprimentos a todos

  23. José Malhoa
    Janeiro 30, 2012 às 23:09 | #26

    Viva Salazar, viva a pide e a dgs, viva a censura, viva a mocidade portuguesa, viva deus e a igreja católica. Sejamos decentes como no tempo de Salazar. Um pais decente de ruas limpas sem pretos e imigrantes com trabalho só para os portugueses. Viva Salazar.

  24. Maria
    Abril 1, 2012 às 23:13 | #27

    Acho este artigo uma profunda miseria em termos cientificos se a ideia do autor era descrever o que era o antes do 25 de abril…tenho 30 anos e oico e sempre me interessei pelo25de abril. Ja li livros sobre salazar, quis saber que homem era aquele…mas o que dizer de escolas que nao tinham sequer casa de banho, de um pais com uma taxa de mortalidade infantil que era uma das maiores da europa, uma escolaridade quase inexistentente…este jose malhoa que comenta isto e de tal forma ignorante que acha que o racismo e uma boa coisa em portugal…estao cerca de 150 mil portugueses em angola, o senhor a gerir portugal devia ser uma coisa boa…morriam la todos os portugueses em angola com certeza pela amostra do odio que sente pelos angolanos que ca andam…
    Ate este debate e sinal que este pais e melhor que aquele que comentam…pois nessa altura ele nem podia existir….ha! Eu sou mulher….e nao podia votar…give me a break, mas o que raio e que ha para comparar!!!!????

    • aziomanoris
      Abril 10, 2012 às 9:25 | #28

      Cara Maria como está explicado acima, isto não é um estudoi academico, é um mero estudo de constatação e comparação da realidade dentro da sua empresa, bem como de algumas situações que estavam melhores, o artigo não visa comparar o que estava bem e agora está mal e vice-versa, pois não há nenhum artigo, livro ou estudo académico nessa vertente, pois depois de 1974 é tabu dizer bem de qualquer coisa que seja do Estado-Novo. Ninguém tem coragem de fazer algo imparcial, talvez só o saudoso António José Saraiva, assumido antisalazarista, que no fim da vida elogiou Salazar, em comparação com os politicos trafulhas de agora e ainda focou e explicou porque nunca existiu fascismo em Portugal e porque é errado chamar de fascista Salazar e o regime. Portugal do Estado Novo era um regime Nacionalista Português Universalista Não Racialista (não racista), pois os portugueses eram brancos, negros, ciganos, indianos, chineses e timorenses e todos eram português de igual direito. Uma curiosidade, quando Hitler perguntou a Salazar se em Portugal havia Ciganos, este respondeu, não só há Portugueses!

      O seu comentário é pseudosimplista, pois critica coisas que nem sequer estão correctas

      1 – O grande problema é que o que se houve e o que se lê, é só num sentido, contra Salazar e o Estado-Novo, por acaso a Maria leu a Biografia de Oliveira Salazar de 6 Volumes do saudoiso e grande diplomata português Franco Nogueira? ou algum dos outros livros mencionados neste link: http://www.oliveirasalazar.org/bibliografia.asp ?

      2 – Foi o ditador mais humano e o único que era humilde e punha o País e o Povo acima de si, morreu mais pobre do que nasceu, pagava renda para viver em S. Bento e passar férias em S. Julião da Barra. Deixou as quartas maiores reservas do mundo, que nos permitiram viver à grande nestes últimos 30 anos, reservas essas totalmente delpaidades peslos sucessivos governos de PS e PSD.

      3 – Quanto à escolaridade só se fala do que não se sabe, quem fez as escolas praticamemte todas do país que uduraram até depois de 1974 foi Salazar. Gostava de ter exemplos de que escolas não tinha casa de banho, para ir visitá-las e averiguar isso!

      4 – A mortalidade infantil era um facto inegável.

      5 – Concordo o racismo é uma estupidez, mas há racismoe ntre individuos da mesma raça/etnia e a partir deo momento em que se provou geneticamente que eu branco posso ser mais parecido geneticamente com um negro do que com outro branco. Morreu o conceito de racismo, poderá subseistir é o de xenofobiaou criar-se o novo de etnofobia!

  25. By my self
    Abril 6, 2012 às 16:45 | #29

    Creio ser uma simples ignorante, mas considerei que aprendi mais com os comentários, que com o blog em si. É sempre bom ver os variados pontos de vista da população portuguesa atual.
    Cumprimentos.

  26. paulo
    Abril 25, 2012 às 12:01 | #30

    se se deixassem dessas tretas

  27. anonimo
    Maio 6, 2012 às 10:40 | #31

    nao me ajudou nada para fazer o meu trabalho

  1. No trackbacks yet.

Deixar uma resposta

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Modificar )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 86 outros seguidores