Início > Maya > Calendario Maya

Calendario Maya

mayaExiste o tempo e o espaço… E a consciência está sempre presente no espaço… Um calendário é um acordo feito pelas civilizações para centralizar, e organizar a sociedade.  A nossa sociedade reza-se pelo calendário Gregoriano. De Domingo a Sábado, 30 dias por mês, 12 meses por ano… ciclos de 365 ¼ dias.

Este nosso calendário é a medida física da Terra a volta do Sol. A medida de objectos físicos a moverem-se no espaço. E este calendário dá ordens directas à nossa consciência para se comportar de determinada maneira… Natal, S. Valentim, Carnaval, Páscoa…

Os Mayas tinham 2 calendários, para organizarem a civilização: O Tzolk’in que tinha ciclos de 260 dias, que era utilizado como o Gregoriano. E o Tun, conhecido como “Calendário da Criação”.

O nosso calendário baseia-se na Terra à volta de uma pequena estrela a que chamamos Sol… Que navega num mar de outras biliões de estrelas pertencentes a uma galáxia das 100 biliões que existem no nosso universo… Então quão grande é o nosso calendário?

Os Mayas procuravam algo bem maior… O Tun não contava as voltas que a Terra dava ao Sol.

O que procuravam afinal?

Um Calendário de Consciência


O calendário Tun tem 9 níveis de criação diferentes. (A razão pela qual as pirâmides terem também 9 níveis).

sda

Cada um destes níveis estava dividido em 13 secções: Há 7 períodos de “luz” e 6 períodos de “escuridão”: 7 “dias” e 6 “noites” em cada nível de criação (Clicar na imagem da direita).

Cada dia é um período de incremento de consciência. E cada noite é o período de aplicação dessa mesma consciência (explicarei melhor).

O primeiro ciclo começou há cerca de 16.4 biliões de anos. É chamado o Ciclo Celular. 16.4 biliões de anos, divididos pelas 13 secções. Cada secção tinha a duração de 1.26 biliões de anos… Cada dia durava 1.26 biliões de anos, assim como a noite.  Cada uma secção tinha um objectivo particular na criação. E neste primeiro ciclo baseava-se na conhecida “Acção-Reacção”. Foi aqui a criação do Universo (Big Bang… o que lhe queiram chamar…). Ao 5º dia é quando começa a “fase de transição” para o próximo nível, e foi no 5º dia que se criou o nosso sistema solar, e a noite a seguir foi a aplicação dessa criação, em que há 250 Milhões de anos ocorreu a “chuva de meteoritos” que fez com que promovesse o início de vida no nosso planeta. Acção-Reacção a nível celular.

O segundo ciclo começou há cerca de 820 milhões de anos. E tem também as 13 secções dividias por dias e noites de 63 milhões de anos. Este segundo ciclo é conhecido como “Mammalian Cycle” e é um ciclo baseado na evolução do anterior (acção-reacção) em Estímulo-Reacção… E foi neste ciclo que a vida na Terra evoluía do nível celular para seres que reagem a estímulos, e não se limitavam apenas à acção. Ao 5º dia foi a passagem dos animais do mar para a terra. Os primeiros repteis… Dinossauros… etc… Na noite a seguir deu-se a extinção dos mesmos.

O terceiro ciclo,  chamado “Ciclo Familiar” há cerca de 41 Milhões de anos, surgiram os primeiros primatas. Ao 5º dia a visão desenvolveu-se para visão a cores.

O quarto ciclo, conhecido como “Ciclo Tribal” começou há 2 Milhões de anos. Aqui os animais da mesma espécie começaram a juntar-se pelas suas semelhanças. Ao 5º dia (há 800.000 anos descobriram o fogo). Na noite seguinte há 680.000 anos deu-se a “idade do gelo“.

O quinto ciclo, chamado “Ciclo Cultural“,  há 102.000 anos. As espécies já tinham um propósito para se juntar, e não apenas pelas semelhanças físicas. Juntavam-se para troca de peles, comida e para sobreviver. Ao 5º dia, há 40.000 anos, foi o começo das Artes. E na 5ª noite, a extinção do Neandertal.

O sexto ciclo, é denominado por “Ciclo Nacional“, começou em 3115 AC. Aqui os países e leis foram criadas. Já existia uma fronteira entre Humanos.

O sétimo ciclo, chamado “Ciclo Planetario“, começou em 1755 DC, o lema de criação é “o Poder“. A ciência e a política tornam-se competições de poder. Ao 5º dia é descoberta a teoria da relatividade e na noite seguinte é despoletada a 2ª Guerra Mundial… a Bomba atómica… etc… Todos os incrementos e aplicações de consciência estão relacionados com o nível de criação. Neste caso, o Poder.

O oitavo ciclo, começou em 1999 DC é chamado de “Ciclo Galatico“, e a criação reza-se pela “Ética“. Lembram-se da acção-reacção? Foi evoluindo até chegar a este nível… a Ética. Aqui o Homem vira as atenções para o sentimento Humano, para o anti-racismo, anti-xenofobia, etc. E também para o planeta e o ambiente.

O nono ciclo, e ultimo, é chamado de “Ciclo Universal” e começará a 21 de Julho de 2011. Aqui o Ser Humano vai atingir o fim “da caminhada”, onde jogou com as regras que lhe foram impostas, as leis da física… No fim deste ciclo o Homem pode atingir a Co-criação, e ser ele próprio a criar vida segundo as regras que ele impuser. Ao estilo de “Second Life” ou “The Sims” mas com a inclusão da inteligência artificial… Este ciclo termina a 21 de Dezembro de 2012.

Há cerca de 5 mil anos, a civilização Maya criou este calendário, e a consciência do Ser Humano têm se comportado exactamente como previsto.

À medida que avançamos nos ciclos e nos dias, tudo se torna mais rápido. Tudo se desenvolve mais rapidamente… E cada vez mais a velocidade dos acontecimentos aumenta. Alguns exemplos práticos:

A transição de gerações no tempo dos nosso avós seria cerca de 50 anos, isto é, só após 50 anos se notavam diferenças na geração… Nos dias de hoje, uma pessoa que nasça em 1980 é totalmente diferente da que nasceu em 1990. Ou alguém de 1995 com outro de 2000. E inconscientemente será cada vez mais rápido. Não é controlado.

Outro exemplo seria, na era medieval aquando a morte de um Rei, na aldeia mais longínqua só sabiam 1 ano depois. Hoje, a morte do Michael Jackson foi conhecida 1 minuto depois.

A evolução da consciência evolui e torna-se cada vez mais rápida até chegarmos a 2012.

Isto é o Calendário Maya… Criado hà 5 mil anos…

Gonçalo Lourenço

Categorias:Maya
  1. Novembro 24, 2009 às 18:44

    Este texto é, até ao momento, o meu favorito do blogue.

  2. Gonçalo Lourenço
    Novembro 24, 2009 às 18:59

    Obrigado Krípton🙂

  3. driadeh
    Dezembro 21, 2009 às 12:49

    Mais informações sobre os fundamentos das Profecias Maias:
    http://conspireassim.wordpress.com/2009/06/

  4. Evandro Souza
    Janeiro 30, 2010 às 13:50

    Incrivel… eu comparei as passagens de Genesis q fala arrespeito da criacao de Deus em 7 dias , da qual nos Ocidentais nao interpretamos e sim lemos de forma fria e egoista assim como se le um Gibi, da maneira como nos foi enssinados e percebo que cada dia nao durou 24 horas e sim milhos de anos, creio que dessa forma a ciencia comeca a cruzar com a religiao. fico pasmo que a base filosofica dos Maias sao os mesmos dos antigos egipcios, e o dominio dos Astros o fizeram grandes nao como homens mas sim como espiritos, prova disso ‘e a exatidao matematica perfeita sobre todos os eclipses conhecidos pelo homem ( nunca erraram nenhum ). Eu atualmente curso engenharia eletrica e isso so fortalece a minha tese de que os Maias assim como os egipcios tinham conhecimento de fenomenos q somente hoje descobrimos. parabens pela materia.

  5. cris
    Novembro 17, 2010 às 15:51

    Eu que moro no México,nunca procurei saber sobre o calendario Maia,mais agora confesso que achei curioso!!!

  1. Fevereiro 11, 2011 às 16:34

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: