Início > Aquecimento Global, Arrefecimento Global, Política > Arrefecimento VS Aquecimento Global

Arrefecimento VS Aquecimento Global

Quando vejo algo publicado em mass media, por hábito, tomo como Uma Verdade Irrefutável, e por ser irrefutável torna-se simplesmente em Verdade Absoluta. Fui habituado a não precisar de investigar.

Basicamente, basta-me ligar a televisão para ser informado. Basta chegar a casa, aconchegar-me no sofá e permitir que as notícias entrem no meu corpo quase por osmose.

Para quê, sequer, questionar? Certamente que tudo o que é dito é comprovado e tem selo de qualidade.

Hoje, no telejornal da RTP deu uma noticia que referenciava uma reportagem da BBC (se não me engano), sobre o aquecimento global. Onde se afirmava que, desde o fim do século IX, a temperatura tem aumentado.

Mas…

Há dias, foram publicados centenas de documentos e emails de cientistas Pró Aquecimento Global que falavam de como falsear resultados sobre o clima.

Fez me pensar numa frase que ouvi um dia: “The truth doesn’t fear investigation“, e quando tomava como certo uma informação dada por fontes de alta referencia, nem me perguntava se realmente é verdade… Ou o que está por trás da notícia…

Comecei a ver as notícias e informações como se fossem casos de Tribunal. Onde as diversas fontes funcionam como as diversas versões de um julgamento. Cada arguido, cada história. Cada fonte, cada álibi.

Então, para ter a verdadeira versão da história, tenho de ouvir os dois lados da questão. Pois no meu sofá apenas me limitava a ouvir uma versão e toma-la como verdade.

Ora, não sou cientista, investigador nem arqueólogo. Não sou médico, engenheiro nem arquitecto. Tudo o que eu diga, sobre assuntos científicos terá de se basear no que alguém escreveu. Mas tenho a certeza de uma coisa: Por mais verdadeira que pareça uma historia, há sempre um outro lado que merece ser ouvido. As conclusões serão tiradas no final. Cada um poderá chegar a um final óbvio, ou não…

Eu ridicularizava tudo e todos os que refutavam o que aparecia nos grandes media. E interrompia-os com uma pergunta: “Se isso é verdade porque é que não vem nenhum cientista dizer isso?”.

Bom… Na verdade vem, mas não onde estamos habituados a ver…


Gonçalo Lourenço

  1. rbzone
    Dezembro 8, 2009 às 17:35

    o despertar neste tipo de questoes nao passa tanto pela informaçao que recebes, mas sim pela maneira como a recebes, com o filtro anti-bullshit activado ou não. a maioria nao tem paciencia para “investigar”, preferem ouvir comentadores, artigos de opiniao, etc, do q investigar os factos q deram origem a esses tais artigos de opiniao e afins, ou seja, confiam em titulos, em status quo, em instituições pseudo defensoras da verdade, para que possam saber o q se passa no mundo. quando se decide saber pela boca dos outros, em vez de investigarmos as coisas por nós próprios, somos uma presa fácil para a manipulaçao feita pelo “sistema”. o despertar passa mtas vezes por uma mente mais curiosa em relaçao a tudo, e a querer entrar em detalhe nos vários assuntos em vez de nos ficarmos pela opiniao dos outros. o processo que descreves poderia ser aplicado de chapa a maioria que se interessa por estes assuntos. todos já passaram por isso, acho que todos olhamos para trás, e lembramos aquela altura em q gozávamos com estas coisas, por ignorancia pura, por cegueira, por preguiça mental, e hoje em dia, olhamos para trás, e temos a sensação de q éramos uns perfeitos idiotas, pelo menos na nossa atitude, e mais ainda, vemos um pouco dsquilo q já fomos no passado em todos aqueles q agora fazem exactamente aquilo q faziamos há uns anos atrás.

    por ultimo, a fase seguinte ao despertar, é acumular informaçao, conhecimento, multidisciplinar de preferencia. é o acumular de informação, q mais tarde, te permite começar a “ligar os pontos”, a perceber as ligações entre acontecimentos aparentemente sem qq relaçao, dos quais nao se fala nos media, e dos quais caso tentes falar ao cidadado comum, ou serás gozado, ou olharão para ti como um boi a olhar para um palácio. bom post

  2. Dezembro 8, 2009 às 18:12

    Obrigado rbzone

  3. Esquila
    Dezembro 10, 2009 às 20:19

    As notícias sensacionalistas existem porque há sempre alguém que lucra com isso. No caso do aquecimento global, e isto é uma preocupação que já dura há cerca de 2 décadas, pelos menos, há por aí muita gente a tirar partido da situação. Sobre este assunto, gostaria que os experts (honestos e isentos), nesta matéria, viessem a público prestar esclarecimentos. O que é certo é que, a poluição origina o efeito de estufa, o qual provoca o aquecimento global. Até aqui não há dúvidas! Só que, com o degelo no pólo norte, e consequente diminuição da dendidade da água do mar, o circuito normal das correntes marítimas, pode estagnar e originar, na Europa pelo menos, não um aquecimento, mas um arrefecimento da atmosfera. Mas, se isso acontecer, quanto tempo vai durar esse arrefecimento? A corrente do golfo irá, entretanto, retomar o seu trajecto normal e lá vêm, novamente, as temperaturas amenas da Europa. É isto, que os próprios cientistas não podem afirmar com rigor! Não têm a certeza de como tudo se vai desenrolar, entretanto, os abutres aproveitam-se, da situação, para assustar o “Zé Povinho” e lucrar com tudo isto. Contudo, não quero passar a ideia de que a situação não é grave e que não precisamos de nos ralar. Não devemos esperar muito mais tempo para começar a remediar os erros que têm sido cometidos no meio ambiente. É certo que todos podemos dar o nosso contributo, mas a parte mais importante de toda a poluição, é provocada por que tem a defender grandes grupos económicos.

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: