Início > Física, Filosofia > Alpha & Omega

Alpha & Omega

Neste momento a Era de Planck é irrelevante para o futuro (a não ser para os físicos que estão ligados à cosmologia). É importante só para a tentativa de compreensão de certos fenómenos primordiais e só se torna mesmo fundamental, quando comparada com fenómenos presentes. É claro que se a teoria da VSL (Variable Speed of Light) estiver correcta (como eu penso que está), vai destroçar parte da teoria inflacionária do cosmos primordial logo após o grande Big Bang. E vai resolver muitos problemas cosmológicos permitindo perceber um pouco melhor a semântica cosmológica.

Mas, porém, como a velocidade da luz agora é supostamente menos rápida do que na Era de Planck (300.000 km/s), os primórdios cosmológicos tornam-se menos importantes para o futuro do Universo. Ora bem… Big Crunch ou Big Freeze? Qual destas forças vai prevalecer? Eu penso que um Big Crunch é mais favorável, até para que haja vida de novo após a morte de todo o Universo cósmico como o conhecemos. E tem mais lógica haver um novo Big Bang do que simplesmente o espaço se tornar numa espécie de cemitério cósmico. Só que não acredito que saia tudo igual de novo. Se assim fosse tudo isto se tornava numa espécie de “prisão” cíclica.

Mas indo ao que realmente interessa. Será que a matéria negra é suficiente para fazer com que o Universo se compacte todo em matéria de novo? Aparentemente há aqui dois problemas. Todos sabemos que a matéria se atrai e que quanto maior a sua força gravítica, mais consegue atrair matéria menor fisicamente. Ora os corpos atraem-se assim como a gravidade nos puxa para o chão. A matéria negra calcula-se que seja dez vezes mais do que o resto de toda a matéria do Cosmos. Ora vai atraindo os corpos do resto da matéria e assim desacelera o processo de expansão que o próprio Universo tem derivado à grande explosão primordial. Mas há outra força que impede que este processo de atracção seja mais poderoso e mais rápido do que ele realmente é. E assim parece que o prato se está a equilibrar e quem sabe se não vai permitir uma estagnação material no cosmos? A força que impede o Universo de se compactar mais rápidamente chama-se energia negra e é 70% da composição da matéria negra. Só que a matéria negra atrai e a energia negra possuí um potencial anti-gravítico. Ora assim sendo, a energia negra faz o contrário da matéria, ou seja: repele/afasta a matéria de si. Posto isto, não sabemos qual destas forças irá ganhar. Será a que atrai ou a que repele. Estará o Cosmos a expandir-se ou por outro lado a compactar-se? Não sei… mas espero que não se expanda muito mais.

 

Originalmente em: http://observercxxix.blogspot.com/search?updated-min=2008-01-01T00%3A00%3A00-08%3A00&updated-max=2009-01-01T00%3A00%3A00-08%3A00&max-results=6

Categorias:Física, Filosofia
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: