O Ciclo da Existência

Toda a Essência que chega ao mundo físico começa a sua evolução pelo reino mineral, passando pelo vegetal, animal e humano. Todo mineral, rocha, cristal, etc, é o corpo físico de um elemental. Essência e elemental são basicamente sinónimos, mas utilizamos a terminologia Essência para a alma que está no reino humano e elemental para a alma que está nos outros reinos (mineral, vegetal e animal).

Esse elemental é instruído por Seres Superiores cuja função é encaminhar esses elementais através dos seus reinos no seu processo de evolução. Esses Seres são designados por Devas da natureza. Os elementais quando chegam ao reino humano, designar-se-ão Essência, necessitando novamente de instrutores para seguir o ciclo da existência no caminho para a Auto-Realização. Os instrutores são agora designados por Avatares, autenticos Mestres da sabedoria que já fizeram ou estão bastante avançados no trabalho de Auto-Realização, por isso são os únicos que nos podem instruir, através dos tempos podemos citar grandes Avatares como Jesus Cristo, Krishina, Buda, Quetzalcoatl, Hermes Trismegisto, Mithra, entre outros. Estes Avatares vieram ao mundo físico para nos ensinar a doutrina da Auto-Realização. Muitas aceitaram, outros ainda nada quiseram fazer por si mesmos. Quando um Mestre Avatar inicia os ensinamentos da doutrina original, aos poucos começa a ser adulterada pelos Homens e o conhecimento vai-se perdendo, afastando-se da sua matriz. Por isso em cada época foi, e é, necessário a vinda de um Avatar para instruir a Humanidade.

A todos nós, é-nos concedido 108 existências para que façamos o nosso trabalho, isto está simbolizado nas 108 contas do colar do Buda. Se nessas 108 existências não nos auto-realizamos, entramos no processo de involução. Então passamos a fazer o caminho inverso, entramos pelo reino animal e vamos involuindo até o reino mineral. O chamado ciclo involutivo. Este processo é necessário para que o ego que criamos e alimentamos seja dissolvido nas infra-dimensões da natureza. É um processo extremamente lento e doloroso. Quanto mais forte é o ego mais tempo levará para ser desintegrado. As infra-dimensões estão relatadas de forma simbólica no livro “A Divina Comédia” de Dante.

É o que conhecemos por inferno, palavra que por sua vez vêm do latim infernus, que em português significa inferior.

Ao terminar a involução no reino mineral o ego é desintegrado. Esta é a segunda morte citada na Bíblia. Os Devas examinam o elemental para que possam colocá-lo novamente no processo evolutivo que se iniciará, como já vimos, pelo reino mineral e chegará ao humano. Com isso a Roda do Samsara completou uma volta, ou seja, ocorreu um ciclo evolutivo-involutivo, ou seja, mais 108 existências para que a Essência faça o seu trabalho de Auto Realização, porém a Roda do Samsara gira apenas 3000 vezes para cada Essência, após a última volta todas as portas estarão fechadas, neste caso, o Real Ser recolherá a sua essência que retornará sem conseguir a Auto-Realização, fracassado, para o absoluto, esperando novamente que toda a matéria e toda a energia se volte a unir numa particula que originará um novo ciclo.

Concluindo, temos 108 X 3000= 324000 existências para fazer o nosso trabalho de Auto-Realização. O problema é que somos muito antigos, passamos muitas vezes por processos involutivos e evolutivos, e não sabemos quantas existências nos restam. Assim se explica a diversidade de atitudes, posturas e os diferentes e ritmos com que cada um vive.

  1. marcelo
    Maio 25, 2011 às 1:07

    Acredito em parte dos ensinamentos aqui explanados, entretanto discordo com essa teoria da involução. Acredito que o sofrimento é o responsável para nos colocar no caminho reto, quando dele saímos ou nos desviamos.

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: