Início > Geral > Esoterismo aplicado

Esoterismo aplicado

Às vezes as notícias de rodapé surgem e vão sem que se apresentem na sua grandiosa verdade.

Muitas vezes vemos notícias “esotéricas” sobre ovnis, espirais no céu, fantasmas, etc, e achamos que não são verdade porque nunca passam nos media de massas.

Acontece que muitas vezes até passam, mas fazem-no de forma despercebida e para quem não lê nas entrelinhas pouco ou nada tira da história.

Vejamos esta pequena história que aconteceu no mês passado, que para um observador incauto não passa de um acontecimento feliz, mas para um observador atento pode mesmo tratar-se de mais uma prova da existência do sobrenatural, inexplicável pela ciência moderna.

Em Dezembro último, um homem nova-iorquino sonhou com a falecida mãe, embora nunca tivesse revelado o conteúdo desse sonho.

De qualquer modo, no dia imediatamente posterior, resolve comprar 70 bilhetes de lotaria todos com a mesma terminação, a data de nascimento da mãe, 2912. Digamos que a fé do senhor era tanta que gastou 700 dolares nesta acção, mais de cem contos de reis.

Nem é preciso dizer que nessa semana acabou por acertar e arrecadar uma quantia recorde de 3.500.000 dolares, pois todos os 70 bilhetes acabaram premiados.

Seria extraordinário que, comprando apenas um bilhete com base no sonho, ele tivesse acertado. Seria extraordinário mas não inédito, e rapidamente ignorado o seu sentido esotérico com base nas estatísticas de todos os outros humanos que jogam em números sonhados e não acertam.

Mas ele não apostou um jogo mas sim 70.

Quer isto dizer que ele só pode ser comparado com outros seres humanos que, depois de sonharem com um número, gastam uma quantia considerável de dinheiro nesse número e acertam À PRIMEIRA.

Ora, a matemática diz que neste jogo, as probabilidades de ganhar os 4 números num único cartão é de 1 para 10.000 (Ver aqui).

O homem ganhou em 70 cartões. Se fosse aleatório e ele não tivesse procurado por 70 números iguais, as probabilidades de o conseguir eram perto de nulas.

Agora ponderemos que para ganhar cerca de 2 milhões de dólares, uma das lotarias mais favoráveis existe no Texas, com probabilidades de 1 para 2.680.000 ( ler aqui). Neste caso, como o homem ganhou 3 milhões e meio, assumiremos estas probabilidades tão favoráveis e aceitemos uma probabilidade de cerca de 1 para 4.000.000 de apostadores.

Mas só poderemos considerar nestes 4 milhões, jogadores que apostaram mais de 700 dolares num só número, que devem ser poucos, que sonharam com esses números, o que reduz ainda mais o leque, e que o fazem à primeira tentativa. Assim, o leque deve ser extraordinariamente reduzido. Se existirem 10.000 pessoas destas já deve ser muito, mas ele acertou em probabilidades para 4 milhões.

Penso mesmo que tendo em conta que existem muitos mais casos de ganhadores através de números vindos em sonhos, acho que as probabilidades dos factos reais ultrapassam em muito as probabilidades estatísticas. (Algumas boas histórias aqui)

Mas este caso, aparece no site oficial da lotaria do estado de Nova Iorque (aqui).

Aparece mais como uma anedota, mas por muito que nós saibamos de sonhos preditivos, raramente temos uma prova como esta, e ainda assim decidimos ignora-la e pensar que foi acaso.

É que se não foi acaso, ninguém sabe o que foi.

Anúncios
Categorias:Geral
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: