Início > Civilizações Antigas > Trabalhadores das pirâmides não eram escravos

Trabalhadores das pirâmides não eram escravos

Cientistas apresentaram no Egito tumbas cuja localização, próxima das principais pirâmides, reforça a teoria de que esses grandes monumentos foram construídos por trabalhadores livres, e não por escravos.

Os túmulos, construídos cerca de 4,5 mil anos atrás, contêm os restos mortais dos trabalhadores que morreram enquanto levantavam as pirâmides de Quéops e Quéfren.

“Essas tumbas foram construídas ao lado da pirâmide do faraó, o que indica que essas pessoas não eram, de forma alguma, escravos”, disse o arqueólogo que chefiou os trabalhos de escavação, Zahi Hawass.

“Se fossem escravos, eles não poderiam ter construído suas tumbas ao lado da do faraó.”

Ele disse que a descoberta “pode ser a mais importante do século 21” em relação à civilização egípcia.

Os túmulos são feitos de argila seca, semelhante a outras covas descobertas em 1990, e datam das 4ª e 5ª dinastia (2649-2374 AC).

Tradicionalmente, as autoridades do Egito refutam a teoria de que as pirâmides foram construídas por escravos, alegando que essa hipótese – um “mito”, em suas palavras – ignora as habilidades necessárias na construção e a sofisticação da civilização egípcia.

Evidências colhidas no sítio arqueológico indicam que 21 vacas e 23 cordeiros eram enviados diariamente para alimentar cerca de 10 mil pessoas que trabalharam na construção das pirâmides.

Segundo Hawass, é possível que os fornecedores da carne, fazendeiros no Delta do Rio Nilo e no sul do Egito, não estivessem pagando impostos ao governo, e sim fazendo parcerias com o governo nesses grandes projetos nacionais da época. BBC Brasil – Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

in Estadao

  1. Krípton
    Janeiro 12, 2010 às 17:40

    Esta publicação a mim não me convence… Muito se pode falar sobre as pirâmides no Egipto, mas a verdade é que existem pirâmides em vários continentes. E afirmar-se que esta não fora construída por escravos só porque a pirâmide em questão fora edificada ao lado da de faraó, sinceramente não me convence, é pouco esclarecedor e significativo. Além do que duvido que as pirâmides tenham sido construídas com o objectivo de serem túmulos ou tampas de quem quer que seja. Não sei se são receptores/emissores de energia, não sei se são marcas extraterrestres, só sei que a pirâmide faz parte da simbologia de muitas sociedades secretas, logo alguma importância na história cósmica devem ter… agora qual? Sinceramente, desconheço!

  2. Esquila
    Janeiro 12, 2010 às 19:29

    O que é que interessa, agora, se eram escravos, ou não? Já lá vão 5 000 anos e, não nos podemos esquecer que a sociedade dessa época tinha uma mentalidade diferente da nossa. Pensando no assunto, se calhar eu, até, fui uma dessas pessoas escravas, mas que me importa isso agora? E se foi assim, é porque tinha de ser. Tinha de fazer esse percurso para fazer determinada aprendizagem na minha passagem pela Terra, e hoje poder usufruir de melhores condições de vida, ou seja, estar num patamar mais evoluído. Bom, mas isto são divagações!
    Voltando ao assunto, está hoje provado que, era humanamente impossível, aqueles blocos de pedra serem transportados, para os topos das pirâmides, mesmo sobre rolos de madeira, pois tinham de subir à volta da construção. E muito menos, por homens esfaimados, porque “21 vacas e 23 cordeiros eram enviados diariamente para alimentar cerca de 10 mil pessoas” convenhamos que era muito pouco. Tinha de haver, aqui, uma outra forma de força motriz, nem que fosse através da mente ….. Outra hipótese, é ter havido a participação/colaboração de extra-terrestres, com máquinas, ou não. Também, se em 1709 se construiu um avião, em Portugal, é muito natural que naquela época os extra-terrestres já tivessem gruas.

  3. Krípton
    Janeiro 12, 2010 às 23:09

    “…se em 1709 se construiu um avião, em Portugal, é muito natural que naquela época os extra-terrestres já tivessem gruas.”

    Obrigado Esquila, gostei da piada! LOL

  4. rbzone
    Janeiro 12, 2010 às 23:14

    os trabalhadores eram escravos mais ou menos

    a populaçao egipcia tinha de dar tempo, todos os anos, para este tipo de trabalho, por exemplo, 1 mês em cada ano, e iam rodando. sempre foi isso q ouvi dizer e é isso q os peritos em egipto antigo dizem…se é verdade ou não, não sei

  5. rbzone
    Janeiro 12, 2010 às 23:14

    “Também, se em 1709 se construiu um avião, em Portugal, é muito natural que naquela época os extra-terrestres já tivessem gruas.” lol🙂

  6. aziomanoris
    Janeiro 13, 2010 às 4:22

    Em relação ao tema das pirâmides, mesmo na comunidade cientifica de arqueologos e egiptologos é um tema sem consenso e com muitas teorias e para mim depois de analisadas muitas fontes e de acordo com o sistema esotérico. Considero que as pirâmidesnão têm 5 mil anos mas sim cerca de 10 a 12 mil, há cientistas a teorizar ambas as hipóteses, acresce ainda que está provado que a esfinge será muito mais antiga que as piramides, pois sofreu erosão de água e estas não. Depois há piramides em todo o mundo sejam elas de estrutura egipcia ou pré-colombiana (Egipto, toda a América Latina, EUA, Brasil, Bósnia, China, Austrália, submersas no Oceano Atlântico e em África, sendo umas em escada e outras com linhas rectas). Isto só atesta que todas estas culturas e a tecnologia para construir as piramides (coisa que os cientistas ainda não conseguiram provar, pois como outras estruturas da antiguidade, não temos hoje em dia tecnologia nem artesãos para as fazer) vieram da civilização anterior e mais desenvolvida que a nossa a civilização Atlante, nas muitas migraçoes/exodos que realizaram para fugir ao dilúvio/destruiçao que se avizinhava da sua civilização. Acresce ainda que a datação carbónica é muito bonita mas em monumentos de pedra que praticamnente não têm carbono é no minimo incoerente!

    No que toca á posição das autoridades egipcias e estudando a sua civilização, as piramides a terem sido construídas naquela altura, coisa que não foram, tal aconteceu muito antes, os escravos nunca seriam enterrado ali, logo e como as piramides antes se serem túmulos já serviam outros objectivos, creio que a descoberta em questão se tratará do equivalente a um cemitério para egipcios.

  7. Novembro 10, 2010 às 0:53

    Lamento informar mas formam descobertos o que se pensa serem os instrumentos de transporte para as pedras das piramides. Ou seja… Não foram extraterrestres. Ainda não esta provado mas a comunidade cientifica esta perplexa pois nao sabe para que é que servem aquelas especies de transportes que teem tamnho ideal para transportar as pedras. Por isso deixem la os ETs em paz que ainda não é desta que vamos ser visitados…

    Sempre atendo:
    Observer

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: