Início > Gnose, História, Psicologia do Autoconhecimento, Autoajuda, Teosofia > O lado gnóstico de Pinóquio (I)

O lado gnóstico de Pinóquio (I)

Pinóquio é uma personagem de ficção cuja primeira aparição se deu em 1883, no romance “As aventuras de Pinóquio” escrita por Carlo Collodi, e que desde então teve inúmeras adaptações. Esculpido a partir do tronco de um pinheiro por um talhante chamado Geppetto numa pequena aldeia italiana. Pinóquio nasceu como um boneco de madeira, mas que sonhava ser um menino de verdade. A palavra Pinocchio é uma palavra típica do italiano falado em Toscana e significa pinhão (em italiano é pinolo).

Pinóquio é um clássico da Disney que continua a ser apreciado por crianças e adultos de todo o mundo. No entanto, a história desta marioneta de madeira esconde uma alegoria gnóstica e espiritual baseada em ensinamentos esotéricos, que raramente são discutidos. Interpretando as origens desta aventura animada e o seu significado subjacente, quantas pessoas estão cientes do verdadeiro significado subliminar de Pinóquio? Por detrás da história de uma marioneta que se quer tornar num menino de verdade, há uma realidade profundamente espiritual cujas raízes remontam os ensinamentos de escolas esotéricas. Aos olhos de um iniciado, esta história para crianças sobre o “ser bom”, cheio de lições de moral como “não mentir”, torna-se na busca do homem pela sabedoria e iluminação espiritual. Os comentários brutalmente honestos e sociais de Pinóquio mostram uma visão sombria do nosso mundo moderno e prescreve, talvez, uma maneira de escapar às “armadilhas” da Vida em Sociedade. Através de uma viagem a fundo ao autor e às referências literárias, pode-se compreender o significado oculto e gnóstico do Pinóquio que será abordado, interpretado e postado por partes no portugalesoterico.org.

Até lá, delicie-se com a História magnifica de um menino, que podia ser qualquer um de nós, à procura da dissolução dos seus egos, coagulação da sua Essência e despertar da Consciência, num percurso, infelizmente para nós, bem real.

Clique em http://www.youtube.com/watch?v=DolErctLTxE&feature=related e assista com detalhe, rigor e sentido de auto-observação e auto-critica às 9 partes deste filme da Disney.

Advertisements
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: