Início > Gnose, História, Psicologia do Autoconhecimento, Autoajuda, Teosofia > O lado gnóstico de Pinóquio (II)

O lado gnóstico de Pinóquio (II)

A Criação

O filme começa com Geppetto a finalizar  um trabalho de madeira, um boneco, ao qual denominou Pinóquio. Ele concebeu o boneco com caracteríscas humanas, porém é um boneco inócuo. Geppetto é, de certa forma, o “Demiurgo” de Platão e dos gnósticos. A palavra “Demiurgo” é traduzida literalmente do grego para o “fabricante, artesão ou artífice”. Em termos filosóficos, o “Demiurgo” é um “Deus menor” do mundo físico, a entidade que cria seres imperfeitos que são mandados para as armadilhas da vida material. A casa de Geppetto está cheia de relógios do seu ofício, que, como se vê no filme, são usados para medir o tempo, uma das grandes limitações do plano físico.

 

A Marioneta por si criada tem aparência humana, porém Geppetto sabe que precisa da ajuda do “Grande Deus” para dar a Pinóquio a centelha divina necessária para se tornar num menino “real” ou, em termos esotéricos, um Homem Iluminado. Então, antes de adormecer, Geppetto ao desejar a uma estrela, pede ao Grande Deus (Grande Arquiteto do Universo) para incutir em Pinóquio algo da sua essência divina. A Estrela parece ser a estrela Sirius, a estrela com maior brilho visto da Terra. Entretanto surge uma Fada, a “Fada Azul” representante do Grande Deus, que desceu à Terra para oferecer a Pinóquio uma da Mente Universal. (“O “Nous” para os gnósticos. Foi afirmado pelos cristãos gnósticos, que a redenção da humanidade foi assegurada através da descida do Nous (Mente Universal), que foi um grande ser espiritual superior ao Demiurgo e que, entrando na constituição do homem, conferiu a imortalidade consciente sobre as fabricações do Demiurgo”.)

A Fada confere a Pinóquio o dom da vida e o livre-arbítrio. Todavia, embora esteja com vida, ainda não é um “menino de verdade”. Nas escolas esotéricas é ensinado que a vida real só se inicia após a iluminação. Quando Pinóquio pergunta: “Eu sou um menino de verdade?”, A Fada responde: “Não Pinóquio, prove ser valente, sincero e generoso e um dia será um menino de verdade”. Este tema de auto-confiança e do auto-aperfeiçoamento, é de forte inspiração gnóstica. Os ensinamentos da maçonaria dizem que a salvação espiritual é algo que tem de ser merecida através da autodisciplina, autoconhecimento e da força de vontade. (“Na Maçonaria uma pedra bruta é uma alegoria para o maçom não iniciados antes da sua iluminação, o momento em que inicia o processo de autoconhecimento. É uma alegoria de um maçom que, através da educação maçónica, trabalha para conseguir uma vida decente e diligentemente esforça-se para obter a ansiada iluminação.)

A lição a ser apreendida é que, por meio da educação e do processo de autoconhecimentos, um Homem melhora o estado do seu Ser espiritual e moral. Como Homem, cada pedra bruta começa como uma pedra imperfeita. Com a educação, a cultura e o amor fraternal, o Homem é moldado num Ser que tenha sido julgado pelo quadrado da virtude e circundadas pelo compasso de seus limites, (dado a cada um pelo seu Criador).

Da mesma forma que os maçons representam o processo de iluminação pela transformação de uma pedra bruta numa suave. O Pinóquio começa a sua jornada como um pedaço de madeira e procurará suavizar as suas bordas para finalmente se tornar num menino de verdade. No entanto, foi-lhe entregue a possibilidade de passar por um processo de alquimia interior, para tal precisa de o merecer.

Para ser digno da iluminação tem de atravessar a vida, lutar contra as tentações, e usando a sua Consciência externa (encarnada pelo Grilo Falante, por ser ainda um Ser sem consciência) tem de se decidir entre o certo e o errado. O primeiro passo é ir para a escola (símbolo do conhecimento). Depois disso, as tentações da vida rapidamente se cruzam no seu percurso.

Clique em http://www.youtube.com/watch?v=DolErctLTxE&feature=related e assista com detalhe, rigor e sentido de auto-observação e auto-critica às 9 partes deste filme da Disney.

  1. nilda
    Outubro 20, 2013 às 18:17

    onde posso comprar o boneco pinoquio?

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: