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O lado gnóstico de Pinóquio (IV)

A tentação pelos Prazeres Materiais

Após a intervenção Divida, Pinóquio volta a encontrar-se e ao caminho certo, todavia,  reencontra novamente  Foulfellow, a Raposa, e Gideão, o gato, que o atraem para a “Ilha dos Prazeres”, um lugar sem escola (conhecimento) e regras (moral). As crianças podem comer, beber, fumar, combater e destruir tudo à vontade, tudo sob o olhar atento de um Cocheiro. A “Ilha dos Prazeres” é uma metáfora para a vida do “profano”, que é caracterizada pelos conhecimentos maçónicos, a gratificação imediata e a satisfação dos baixos impulsos.

O Cocheiro incentiva tais comportamento, sabendo que é um método eficaz para criar escravos. Os rapazes que se entregam o suficiente, transformar-se-ão em burros para serem explorados pelo Cocheiro a trabalhar numa Mina. Outra representação cujo simbolismo é bastante negativo, desta vez, das massas populacionais embrutecidas e ignorantes.

Novamente, Pinóquio é seduzido pelos prazeres imediatos juntamente com os restantes meninos, todos começam a transmutar-se em burros só que recupera e reencontra a sua consciência que o auxilia de novo e escapa à eterna prisão da vida profana, conseguindo fugir da Ilha dos Prazeres. Em termos esotéricos, quem está mais próximo do seu “eu material” é personificado por este animal teimoso, que é o seu “Eu Espiritual”. Esta parte da história é uma referência literária para Apuleio, a “Metamorfoses ou Asno de Ouro”, um trabalho clássico estudado nas escolas místicas, secretas e ocultas, como a Maçonaria.

As Metamorfoses” descreve as aventuras de Lúcio, que é tentado pelas maravilhas da magia,por causa da sua loucura transforma-se num burro. Isto leva-o a uma longa e árdua jornada onde  finalmente é salvo por Ísis. Juntando-se, assim, ao culto místico. A história das metamorfoses tem muitas semelhanças com a do Pinóquio pela sequência da história, a alegoria espiritual e o seu tema de iniciação ocultista.
Clique em http://www.youtube.com/watch?v=DolErctLTxE&feature=related e assista com detalhe, rigor e sentido de auto-observação e auto-critica às 9 partes deste filme da Disney.
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