Início > Geral > Portugal deixou usar as Lages para repatriar presos de Guantánamo

Portugal deixou usar as Lages para repatriar presos de Guantánamo

Estas noticias todas têm agora maior credibilidade do que nunca. Embora se esteja a tentar censurar e minar a credibilidade da wikileaks, não nos esqueçamos de que as noticias que lá moram têm de ser retiradas dos documentos originais e têm de ser autenticadas. E mais ainda: os jornais de todo o mundo andam já a publica-las o que lhes concede uma ainda maior credibilidade.

As opiniões da diplomacia norte-americana sobre os principais líderes portugueses, em que avaliam o presidente da República, o primeiro-ministro e os líderes da oposição, estão detalhadas em cinco telegramas revelados pelo jornal El Pais.

Os cinco telegramas, produzidos entre Abril de 2008 e Setembro de 2009 pela embaixada dos Estados Unidos em Lisboa, analisam ainda temas como o relacionamento de Portugal com a Venezuela e a repatriação de detidos de Guantanamo.

Nos textos divulgados pelo jornal El Pais, a diplomacia norte-americana considera Portugal um «aliado firme» que Portugal permitiu aos EUA usar a base das Lages para repatriar presos de Guantánamo.

José Sócrates é descrito nos textos como um “político carismático, que trabalhou muito para melhorar o seu inglês” e Cavaco Silva destacado pelo «seu esforços em ser um mandatário bipartidário» mas a quem a embaixada atribui “sérias vinganças políticas pelo simples facto de não ter sido convidado à sala oval na casa branca.”

O El Pais refere ainda que os documentos confirmam que Portugal permitiu aos Estados Unidos «usar a base dos Açores para repatriar detidos de Guantanamo» tendo a «boa relação» com Washington sido afectada, entre outros temas, «pelo tardio reconhecimento da independência do Kosovo, a redução na presença no Afeganistão e o grande impulso às relações com a venezuela.

Cavaco Silva é relacionado pelos diplomatas norte-americanos como a causa para a redução de tropas no Afeganistão e com a situação no Kosovo, enquanto Sócrates é relacionado com o tema da venezuela.

Os documentos confirmam a excelente relação que os Estados Unidos mantêm com Luis Amado, tanto enquanto era ministro da Defesa como desde que é chefe da diplomacia, sendo considerado um homem «equilibrado» e que «prefere discutir discrepâncias, se as há, discretamente».

Sobre a oposição, os diplomatas destacam entre outros, Manuel Alegre, que definem como um dinnaussaro esquerdista e até «Alegresaurius» e referem a fragmentação do PSD.

http://www.tvi24.iol.pt/politica/cia-wikileaks-lages-el-pais-eua-socrates/1217562-4072.html

Sempre atento:

Observer!

Anúncios
Categorias:Geral
  1. Ainda sem comentários.
  1. Dezembro 15, 2010 às 17:08

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: