Início > Geral > A Propósito Sabia… Qual Era a Origem Secreta do Nome Lusitânia?

A Propósito Sabia… Qual Era a Origem Secreta do Nome Lusitânia?

Janeiro de 2010
Por Eduardo Amarante.

http://eduardoamarantesantos.blogspot.com/2010/01/proposito-sabia.html

Segundo os Anais arcaicos do Oriente, nas últimas épocas da Atlântida, na fase que precedeu a sua queda e, com isso, a entrada da humanidade na longa noite da Pré-História, a religião natural ou sabedoria primitiva dividiu-se em dois caminhos: o da direita (magia branca) e o da esquerda (magia negra). Desde então, alternadamente, repartem entre si – ao longo dos ciclos históricos – o império do mundo.

(…) De acordo com o mito, em resultado da magia negra praticada pelos magos da Atlântida, Atlas (como agente de Némesis) desterrou Cronos (regente das idades do ouro e da prata) e entronizou no seu lugar Zeus, símbolo da geração e, consequentemente, da dor, da doença e da morte.

A Sabedoria foi, desse modo, ocultada pelos titãs, partidários da religião primitiva, que se refugiaram, nos últimos tempos da Atlântida, e por longos séculos, nas Ilhas Afortunadas, situadas no ponto mais ocidental do mundo.

(…) Tito Lívio fala-nos dos chefes tribais, entre os quais se contam os da comarca do Minho, Douro e Tejo, que dependiam dos imperadores da Atlântida (liv. XXVII, cap. XXX). Também Políbio canta as delícias desses paraísos turdetanos e tartéssicos, a sul do Tejo. Santo Agostinho também refere, na sua obra De Civitas Dei, aquele paraíso:

Antes que se achassem na Hispânia os veios de ouro e de prata, as guerras não existiam. Muitos dos seus filhos se consagravam ao estudo da filosofia. As cidades viviam seguras e tranquilas com santíssimos costumes (…) Não tinham os cidadãos pleitos entre si nem controvérsias…”.

(…) Essa influência dos Titãs na Península Ibérica foi de tal modo impactante em tempos hoje considerados míticos, que os mais vetustos nomes ibéricos derivam todos de Titã ou Titânia. Assim, à luz da etimologia, podemos concluir que a palavra LUSITÂNIA conserva na sua raiz a reminiscência daqueles gloriosos tempos e, daí, a eterna SAUDADE lusa pela Idade de Ouro, Paraíso Perdido, e o nosso FADO, expresso na necessidade sentida do seu resgate, que se reflecte no nosso apurado e genético sentido de exploradores e de conquistadores, mediante a consumação do sonho atávico do 5º Império.

Lusitânia é, pois, ab origine, a Luz dos Titãs, portadores da Sabedoria da mítica e sempiterna Idade de Ouro, traduzida na lusa forma de sentir, na Saudade do futuro ou Império do Espírito Santo.

 

(extracto do capítulo III, 1ª parte, da obra PORTUGAL A MISSÃO QUE FALTA CUMPRIR)

Advertisements
Categorias:Geral
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: