Início > Geral > NASA descobre primeiro planeta rochoso fora do sistema solar

NASA descobre primeiro planeta rochoso fora do sistema solar

Para os astrónomos, um exoplaneta é «potencialmente habitável» quando permite a existência de vida, o que não quer dizer que haja condições para que os humanos possam viver nesse exoplaneta.

A NASA, agência espacial norte-americana, anunciou esta segunda-feira a descoberta do primeiro planeta rochoso fora do sistema solar, do tamanho quase da Terra, graças à ajuda da sonda espacial Kepler.

Em órbita à volta de uma estrela a uma distância que não lhe permite ser habitado, este exoplaneta, baptizado de Kepler-10b, é o primeiro que é rochoso em cerca de 500 descobertas fora do sistema solar desde 1995, sendo os anteriores essencialmente gasosos, avança a agência AFP.

O Kepler-10b é também o planeta cujo tamanho mais se aproxima do da Terra, com um diâmetro 1,4 vezes maior, precisaram os astrónomos da missão Kepler. O Kepler-10b está a cerca de 560 anos-luz da Terra, sendo que um ano-luz equivale a 9.460 mil milhões de quilómetros.

«A descoberta do Kepler 10-b é uma etapa importante na procura de planetas irmãos da Terra», afirmou, em comunicado, Douglas Hudgins, um cientista do programa Kepler, da NASA, citado pela AFP.

Para os astrónomos, um exoplaneta é «potencialmente habitável» quando permite a existência de vida, o que não quer dizer que haja condições para que os humanos possam viver nesse exoplaneta. «A habitabilidade» depende de um número de factores, como a presença de água no estado líquido e de atmosfera.

http://www.tvi24.iol.pt/tecnologia/nasa-planeta-tvi24/1224892-4069.html

Sempre atento:

Observer!

Categorias:Geral
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: