Início > Geral > Presidenciais: protestos e urnas encerradas

Presidenciais: protestos e urnas encerradas

Comissões de moradores, autarcas e eleitores prometeram não participar nas eleições presidenciais

Dos protestos eleitorais anunciados para as presidenciais deste domingo realizaram-se oito, sendo que em freguesias da Lousã, Trofa e Fundão as urnas foram encerradas pela população, escreve a Lusa. Comissões de moradores, autarcas e eleitores prometeram não participar nas eleições presidenciais.

A assembleia de voto no concelho da Lousã foi fechada a cadeado em protesto contra a suspensão das obras do Metro Mondego, que decorriam no ramal ferroviário local.

As urnas na freguesia do Muro, concelho da Trofa, não abriram por falta de comparência dos elementos da assembleia de voto das duas mesas, como forma de protesto pelo atraso nas obras do metro.

Aos elementos das mesas que não compareceram pode ser aplicada uma multa que vai, segundo a lei, de mil escudos (cindo euros) a 10 mil escudos (cinquenta euros).

A Governadora Civil do Porto fez já saber que será realizado novo acto eleitoral dentro de dois dias, ou seja, na próxima terça-feira.

Também na Anadia, na freguesia de Vila Nova de Monsarros, as eleições vão ser repetidas porque as mesas de voto não foram constituídas, por ausência dos membros designados, revelou uma fonte da GNR.

A população de Enxabarda, concelho do Fundão, encerrou as instalações do Centro Cultural onde está instalada a única mesa de voto da aldeia. A entrada nas instalações foi bloqueada com tábuas, uma chave foi partida na fechadura e foi colocado ainda um cartaz onde pode ler-se: «por tudo a que temos direito». Boicote estava relacionado com casa mortuária local.

Duas horas depois da hora prevista, as urnas abriram finalmente.

A população da freguesia de Granho, Salvaterra de Magos, não impediu hoje a abertura da mesa de voto, mas prepara-se para não votar, num gesto colectivo de protesto pela ausência de médico na extensão de saúde local.

O presidente da junta de freguesia, Joaquim Ventura, disse à Lusa que a mesa de voto está constituída, algumas pessoas estão à porta, mas meia hora depois da abertura das urnas ninguém tinha votado – nem os membros da mesa.

A secção de voto de Gralheira, concelho de Cinfães, onde a junta de freguesia admitiu boicotar as eleições presidenciais, abriu à hora prevista, embora num ambiente distinto do habitual, com um boi e uma vaca à porta.

Apesar do normal funcionamento das urnas, a expectativa da população é que nenhum dos 198 eleitores da freguesia vote, como protesto pela inexistência de rede de telecomunicações móveis.

A população de Pedras Salgadas optou por não boicotar a abertura das urnas, mas o presidente da Junta de Freguesia acredita que a grande maioria da população irá abster-se de votar. Em causa está o «não cumprimento» do projecto construção de um hotel.

Entretanto, os pescadores da Fuseta, Olhão, que apelaram sem sucesso a um boicote eleitoral, manifestaram-se este domingo em frente à única secção de voto da freguesia, empunhando cartazes a reivindicar uma barra fixa e dirigindo palavras de desagrado aos eleitores.

Estavam ainda previstos protestos em Caíde de Rei, concelho da Lousada.

As urnas para as eleições presidenciais abriram este domingo às 08h00 em Portugal Continental e na Madeira, encerrando às 19h00. Nos Açores, as urnas abrem e encerram uma hora mais tarde devido à diferença horária (menos uma hora do que em Lisboa).

http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/votar-presidenciais-eleicoes-votacao-urnas-tvi24/1227920-4071.html

Sempre atento:

Observer!

Advertisements
Categorias:Geral
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: