Início > Astrofísica e Astrobiologia, Astronomia, Ecologia, OVNIologia (UFOlogia), OSNIologia - Vida no Espaço, Ufologia > Colisões podem destruir satélites de comunicação na Terra

Colisões podem destruir satélites de comunicação na Terra

O volume de foguetes abandonados, de satélites quebrados e estilhaços, de mísseis na órbita da Terra e toda uma gama de detritos da industria espacial estão a atingir um “ponto de inflexão”, e agora ameaçam os US $ 250 mil milhões no sector de serviços espaciais.

Uma única colisão entre dois satélites ou grandes pedaços de “lixo espacial” poderão enviar milhares de detritos dos escombros em órbita uns contra os outros, cuja colisão entre eles e/ou com os satélites em serviço podem encadear uma reacção descontrolada capaz de destruir a rede de comunicações na Terra: GPS (Sistemas de Posicionamento Global), ligações telefónicas, os sinais de televisão e as previsões meteorológicas estão entre os serviços que estão em risco caso tais colisões se venham verificar.

Esta “reacção em cadeia” pode deixar algumas órbitas atoladas em detritos que se tornam inutilizáveis quer para satélites comerciais quer para militares, advertiu o Departamento de Defesa Espacial dos US  no ano passado.

Também há o risco que grandes exemplares dos destroços possam ameaçar a vida dos astronautas em actividade nas naves espaciais ou mesma na Estação Espacial Internacional.

http://www.telegraph.co.uk/science/space/8295546/Space-so-full-of-junk-that-a-satellite-collision-could-destroy-communications-on-Earth.html

  1. Fevereiro 6, 2011 às 3:55

    Nao tinha pena nenhuma que se rebentassem com os satelites todos. Pode ser que o pico da tempestade solar em 2012 o faça. Se isso acontecer… será o principio de uma nova era.

    Sempre atento:

    Observer!

  2. Fevereiro 24, 2012 às 1:55

    SERÁ O PRINCÍPIO DE UMA NOVA ERA SIM COMO DIZ Observercxxix; UMA NOVA ERA SEM COMUNICAÇÕES

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: