Início > Geral > Polícia e Forças Armadas ocupam nove favelas no Rio de Janeiro, no Brasil

Polícia e Forças Armadas ocupam nove favelas no Rio de Janeiro, no Brasil

06-02-2011
Por Lusa.

http://sic.sapo.pt/online/noticias/mundo/Policia+e+Forcas+Armadas+ocupam+nove+favelas+no+Rio+de+Janeiro+Brasil.htm

A polícia brasileira, com o apoio das Forças Armadas, ocupou hoje mais nove favelas no Rio de Janeiro, até agora dominadas por traficantes de droga, anunciaram as autoridades.

Favela

“A operação foi um êxito, não usamos armas de fogo, nenhuma violência, sem mortos nem feridos”, disse o secretário da Segurança do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame.

Participaram na ação de pouco mais de duas horas 526 agentes da polícia e 105 fuzileiros da Marinha, que contaram com o apoio de um helicóptero e de 21 veículos blindados das Forças Armadas.

As forças de segurança ocuparam nove favelas da zona central do Rio de Janeiro e não encontraram resistência por parte de traficantes de drogas, segundo as autoridades.

Beltrame considerou que os traficantes que ocupavam essas favelas ficaram “intimidados” com a forte presença das forças de segurança.

A operação incluiu buscas em diversas moradas que, segundo denúncias anónimas, serviam de depósito armas e drogas dos traficantes.

Nas nove favelas ocupadas residem cerca de 20.000 pessoas, que “foram libertadas definitivamente” do controlo de traficantes, disse Beltrame.

O objetivo da ocupação é implantar as chamadas Unidades de Polícia Pacificadora, que consistem em postos policiais permanentes para garantir a segurança da população e evitar o regresso de traficantes.

No final de 2010, uma operação semelhante, que envolveu 2.600 polícias e militares, ocupou o complexo do Alemão, uma das maiores favelas do Rio de Janeiro.

Categorias:Geral
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: