Início > Geral > Comunidade científica desvaloriza estudo sobre vida extraterrestre em meteorito

Comunidade científica desvaloriza estudo sobre vida extraterrestre em meteorito

07-03-2011
Por Luísa Marinho, em Ciência Hoje.

http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=47769&op=all

Artigo publicado no «Journal of Cosmology» por Richard Hoover, da NASA, não teve revisão por pares

.

NASA não apoia o estudo publicado no «Journal of Cosmology» 

NASA não apoia o estudo publicado no «Journal of Cosmology»
.

O estudo recentemente editado em que o investigador da Agência Espacial Norte-Americana (NASA) Richard Hoover afirma ter encontrado provas da existência de vida fora da Terra, em fósseis de bactérias encontrados num fragmento de meteorito, está a ser desvalorizado pela maior parte da comunidade científica.
.
Publicado no «Journal of Cosmology», o artigo foi hoje amplamente divulgado e levantou tantas desconfianças que a própria NASA, a meio da tarde, emitiu uma nota (no spaceref.com) onde dizia “não poder apoiar uma afirmação científica a não ser que esta tenha sido completamente revista por especialistas qualificados”, o que não foi o caso. O artigo em questão, acrescenta, “foi submetido em 2007 para publicação no «International Journal of Astrobiology». No entanto, o processo de revisão não foi concluído e a publicação não foi possível”.

.

Mesmo antes da emissão desta nota, o blogue português astropt.org editou um post em que se explica que o «Journal of Cosmology» “já foi duramente criticado por conter artigos de índole duvidosa do ponto de vista científico, estando já anunciado o fim desta publicação online. O artigo em questão, continua, “foi também criticado por especialistas que afirmam não existir fundamento para o que é afirmado”.
.
Os autores remetem para o blogue «RRRESEARCH», de Rosie Redfield, investigadora do Life Sciences Centre (University of British Columbia) que faz “uma crítica técnica ao artigo”.

.

Zita Martins, investigadora no Imperial College London 

Zita Martins, investigadora no Imperial College London
.
Nesse mesmo blogue encontra-se uma nota de Lynn Rothschild, uma astrobióloga da NASA. A investigadora esclarece: “Richard Hoover é engenheiro no Marshall Space Flight Center e não biólogo de formação. Na verdade, existem biólogos profissionais naquele centro, mas não acredito que estejam de alguma forma envolvidos neste trabalho”.
.
Acrescenta ainda que todos os artigos de Hoover neste âmbito estão em publicações onde não existe a revisão por pares (peer review) e que todos os prémios que já obteve foram na área da engenharia.
.
Em conversa com o «Ciência Hoje», Zita Martins, especialista portuguesa em astrobiologia e investigadora no Imperial College London, diz que os dados apresentados no estudo não parecem “muito credíveis”. A investigação “não foi feita da melhor forma” e o “artigo não foi submetido a avaliação antes de ser publicado”. Para a cientista, estas são razões suficientes para, de um maneira geral, os cientistas não estarem a valorizar esta investigação.
.
Richard Hoover 

Richard Hoover
.
Richard Hoover estudou durante uma década um tipo extremamente raro de meteoritos carbonáceos denominados CI1, que se encontraram em locais como a Antárctida, Sibéria e Alasca. O investigador analisou o interior do meteorito através de microscopia electrónica.
.
Conseguiu registar microfósseis semelhantes às cianobactérias que existem na Terra e outros que não conseguiu identificar com algo conhecido. Hoover acredita que estes microfósseis têm origem extraterrestre e não são provenientes de contaminação terrestre.
.
Já a prever a controvérsia que o artigo poderia gerar, a direcção do «Journal of Cosmology» convidou mais de cinco mil personalidades da comunidade científica a estudarem e comentarem o mesmo.
.
Advertisements
Categorias:Geral
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: