Início > Geral > ONU adverte sobre risco de nova crise alimentar

ONU adverte sobre risco de nova crise alimentar

Cerca de 80 países correm risco de não terem alimentos suficientes devido à alta nos preços

A disparada dos preços das outras ‘commodities’ obedeceu a mais um movimento de “pânico” dos mercados que a um desequilíbrio entre a oferta de a demanda, sustentou a ONU.

“Quando se acumulam informações sobre incêndios na Rússia, ondas de calor na Ucrânia e chuvas torrenciais no Canadá, alguns operadores de mercado buscam evitar vender rapidamente, enquanto os compradores tentam adquirir como podem. Se todos fazem isto, os preços aumentam”, resumiu Olivier de Schutter.

Segundo o encarregado, para se evitar uma nova crise alimentar, os países industrializados do G8 deveriam cumprir as promessas que fizeram em abril de 2009 na cúpula de L’Aquila (Itália).

Mas até agora só chegou a se materializar 20% dos 20 bilhões de dólares de investimentos anunciados na ocasião para reativar a produção agrícola nos países em desenvolvimento.

Segundo Schutter, esta cifra é “muito decepcionante”.

A ONU estuda também outras opções para conter a especulação. A primeira é a constituição de estoques de grãos que poderiam ser administrados em escala regional ou entre vários países que “se asseguram mutuamente deste modo contra o risco de uma má colheita”.

Trata-se de uma ideia surgida na América Central e no sul da Ásia, onde existe um banco central do arroz, que requer uma “gestão delicada, embora não insuperável”, disse o relator da ONU.

Outro caminho é impor maior transparência ao mercado de derivativos, no qual “92% das operações (diretas entre as partes) se realiza de forma obscura”, acrescentou.

http://exame.abril.com.br/economia/mundo/noticias/onu-adverte-sobre-risco-de-nova-crise-alimentar?page=2&slug_name=onu-adverte-sobre-risco-de-nova-crise-alimentar

Sempre atento:

Observer!

Advertisements
Categorias:Geral
  1. C.S.J.B
    Maio 25, 2011 às 11:52

    Boa Tarde,

    Somos aluno do Colégio São João de Brito e estamos a fazer um trabalho de grupo sobre a ONU. Gostavamos, se possivel que nos enviassem informação recente e útil para o nosso trabalho.

    Obrigado pela atenção.

  2. C.S.J.B
    Maio 25, 2011 às 11:53

    Enviem para o mail – Afonso.diamantino@gmail.com

    Obrigado.

  3. aziomanoris
    Maio 30, 2011 às 14:37

    Boa tarde,

    Que tipo de coisas querem saber acerca da ONU? Pois a nossa visão da ONU não é das mais favoráveis a tal organização.

    Enviem-nos um e-mail a elencar de que disciplina é o trabalho, o que é pretendido, que matéria querem versar, precisamos de mais dados para poder ajudar. Não tendo nós qualquer problema em vos facultar informação banal e aceite pela maioria que nem sempre corresponde à verdade última e muitas vezes é fachada.

    No aguardo do vosso e-mail.

    Atenciosamente,
    Portugal Esotérico

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: