Início > Geral > Setúbal já tem dispositivo de alerta de tsunami

Setúbal já tem dispositivo de alerta de tsunami

Concebido pelo Centro Comum de Investigação da Comunidade Europeia para alertar as populações

Um dispositivo de alerta de tsunami concebido pelo Centro Comum de Investigação da Comunidade Europeia para alertar as populações, está a partir de agora instalado no Parque Urbano de Albarquel, em Setúbal.

O dispositivo de alerta de tsunami é constituído por um painel equipado com recetores de dados, um monitor com informações dinâmicas que podem ser alteradas remotamente, uma sirene de alerta e um altifalante.

O projecto foi desenvolvido pelo Centro Comum de Investigação da Comunidade Europeia, em colaboração com a Câmara Municipal de Setúbal, a Proteção Civil, a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra e a empresa Hidromod, que instalou o equipamento.

O dispositivo de alerta será activado por um programa de computador que calcula rapidamente a altura de onda estimada e o tempo de viagem até à costa, baseando-se na análise de parâmetros sísmicos, tais como o epicentro e a magnitude.

«Este programa piloto, que está ligado ao Instituto de Meteorologia e também a sistemas locais de medição do nível da água do mar, representa um grande avanço na criação de sistemas efetivos de alerta precoce de tsunami», explicou Alessandro Annunziato, do Centro Comum de Investigação da Comunidade Europeia.

De acordo com o mesmo responsável, a cidade de Setúbal oferece «condições naturais excelentes» para a instalação do equipamento de alerta de tsunami, que vai ser testado, durante um ano.

Por sua vez, o vereador da Proteção Civil municipal, Carlos Rabaçal, afirmou que o envolvimento da autarquia no «é um motivo de grande orgulho e um reconhecimento importante ao nível do trabalho desenvolvido pela Proteção Civil local».

De acordo com alguns estudos realizados em Portugal, um sismo idêntico ao de 1755, que destruiu toda a zona ribeirinha das cidades de Lisboa e Setúbal, poderia provocar uma onda com sete metros de altura, que poderia devastar o centro histórico da cidade do Sado e percorrer uma distância estimada de cerca de 800 metros, desde a linha de costa até ao Parque do Bonfim.

Também por isso, além do sistema de alerta que agora foi instalado no Parque Urbano de Albarquel, a Proteção Civil de Setúbal pretende sinalizar diferentes zonas de segurança e promover ações de sensibilização junto de diversas escolas da cidade, bem como realizar alguns simulacros, para testar a capacidade de resposta das pessoas.

http://www.tvi24.iol.pt/tecnologia/tsunami-setubal-portugal-ue-tvi24-ultimas-noticias/1248313-4069.html

Sempre atento:

Observer!

Categorias:Geral
  1. Maio 3, 2011 às 19:52

    Hello! aeaeaeg interesting aeaeaeg site!

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: