Início > Geral > Encontrada área habitacional ocupada no século I a.C.

Encontrada área habitacional ocupada no século I a.C.

 A mais recente campanha de escavações no sítio arqueológico da Rocha da Mina, no concelho de Alandroal, revelou a existência de uma antiga área habitacional ocupada no século I antes de Cristo, divulgou hoje o município.

Segundo a autarquia, a descoberta da antiga área habitacional, junto ao santuário, proporciona “um contributo decisivo” para a compreensão do próprio santuário da Rocha da Mina e “assume particular importância também no contexto turístico”.

Os trabalhos da primeira campanha de escavações na Rocha da Mina, que arrancaram no início deste mês, surgem enquadrados pelo protocolo “Gentes de Endovélico”, estabelecido entre o município de Alandroal e a Associação de Arqueologia Portanta, no âmbito de um projecto de estudo e caracterização das comunidades que presidiram à emergência do culto do conhecido Deus Pré-romano de Endovélico.

Esta primeira campanha de escavações do projecto “Gentes do Endovélico”, orientada pelos arqueólogos Conceição Roque e Rui Mataloto, com o apoio de alunos da Universidade de Lisboa, em regime de voluntariado, entra agora na sua fase de conclusão. No entanto, a autarquia considerou que os resultados já obtidos “excedem as melhores expectativas”.

Para o município, os resultados já alcançados “vêm reforçar a necessidade de investir em investigação arqueológica no concelho de Alandroal”, área a que a autarquia já está a dar prioridade com a revisão da Carta Arqueológica e com outros projectos em preparação.

Além disso, de acordo com a autarquia, estas investigações “são fundamentais para enriquecer as possibilidades do Plano de Desenvolvimento Turístico do Concelho”, que se encontra em fase de preparação.

http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1936187&seccao=Sul

Sempre atento:

Observer!

 

Categorias:Geral
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: