Início > Geral > Tatuagem electrónica monitoriza sinais vitais

Tatuagem electrónica monitoriza sinais vitais

Sensor é colocado na pele como uma tatuagem temporária

Uma tatuagem electrónica permite monitorizar doentes, através de um chip colocado na pele do paciente, e ajudar a controlar à distância o coração e o cérebro, avança a «BBC Brasil».

O projecto vai revolucionar a maneira de acompanhamento de doentes e através de um sensor mais fino que um cabelo humano, colocado na pele como uma tatuagem temporária, pode ser movido, dobrado e esticado sem partir.

De acordo com um estudo publicado na revista científica «Science», a tatuagem electrónica pode mesmo substituir equipamentos maiores, usados pelos hospitais e que não permitem ao paciente fazer uma vida normal.

O sensor será desenvolvido com partes electrónicas onduladas, para que possa ser esticado e apertado com a pele. Existirão também minúsculas células solares, que permitem gerar e captar energia a partir da radiação electromagnética.

Inserido numa lâmina de plástico solúvel em água, o sensor poderá ser colocado apenas esfregando-o na pele, com água, como se tratasse de uma tatuagem electrónica.

Esta tecnologia poderá ajudar a monitorizar bebés prematuros, ou até mesmo pacientes com apneia do sono, que precisam de acompanhamento durante a noite.

Todd Coleman, professor da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, acredita que este sensor é melhor do que o paciente ter um aparelho grande atrás de si. «A melhor maneira para fazer isso é gravar sinais neurais em cenários naturais, com aparelhos que sejam invisíveis ao usuário.»

A tatuagem já foi testada por 24 horas, sem perder sinal, e sem irritação de pele. No entanto, o uso de longo prazo, ainda não foi registado com sucesso, uma vez que a pele produz novas células, e as da superfície morrem e são eliminadas, o que obriga, por enquanto, que seja colocado um novo sensor a cada duas semanas.

http://www.tvi24.iol.pt/tecnologia/saude-tatuagem-chip-apneia-tvi24/1273415-4069.html

Sempre atento:

Observer!

Categorias:Geral
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: