Arquivo

Archive for Agosto, 2011

Governo fechará parceria com hackers para melhorar segurança federal

“Não podemos confundir hackers éticos com os crackers, que são piratas destruidores que atuam na rede. Os hackers, ao contrário, são colaboradores do país”, afirmou o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante
 

O governo procurará a ajuda de hackers para desenvolver o projeto Aquarius, que se destina a promover segurança cibernética de dados no Brasil. A confirmação foi dada nesta sexta-feira (29) pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante. Segundo ele, há mais de 21 bilhões de operações financeiras que transitam na rede no País. O tráfego aéreo também necessita de segurança constante. Em vez de criminalizar os hackers, o governo tentará um acordo para que colaborem na construção desse projeto.

“Não podemos confundir hackers éticos com os crackers, que são piratas destruidores que atuam na rede. Os hackers, ao contrário, são colaboradores do país. O que eles querem é mais transparência e mais eficiência do governo, e isso nós também queremos. Eles são jovens talentosos, não podemos criminalizá-los”, disse o ministro. O Aquarius será desenvolvido no Centro de Defesa Cibernética do Comando do Exército.

“O que eles querem é mais transparência na administração pública e novos instrumentos para a cidadania”, afirmou o ministro. Mercadante disse ainda que haverá nos próximos dias um encontro entre representantes do governo e mais de 300 hackers das comunidades de softwares livres que atuam no país.

A afirmação foi feita durante reunião com a delegação argentina que acompanha a presidente Cristina Kirchner na visita ao Brasil. O ministro informou que outro dos assuntos tratados é a construção de um reator multipropósito destinado à pesquisa e à produção de radiofármacos – insumos usados no tratamento de câncer e outras aplicações na medicina.

http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI253277-15224,00.html

Sempre atento:

Observer!

Anúncios
Categorias:Geral

Cientistas descobrem oxigênio no espaço

“O gás oxigênio foi descoberto em 1770, mas precisamos de mais de 230 anos para poder dizer finalmente com certeza que esta molécula existe no espaço”, disse Paul Goldsmith, cientista da Nasa
 

Depois de anos de pesquisa, o telescópio Herschel, da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês), detectou pela primeira vez moléculas de oxigênio no espaço. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (1º) pela agência espacial americana (Nasa), que colabora com o projeto Herschel. O telescópio, o maior já enviado ao espaço, foi o primeiro a constatar a presença do gás no espaço.

Os átomos individuais de oxigênio são comuns no espaço, mas até agora não haviam sido encontradas evidências da presença de moléculas deste gás. O Herschel detectou as moléculas de oxigênio na nebulosa de Orion, mas não em grandes quantidades, por isso os cientistas seguirão procurando esse tipo de moléculas.

“O gás oxigênio foi descoberto em 1770, mas precisamos de mais de 230 anos para poder dizer finalmente com certeza que esta molécula existe no espaço”, disse Paul Goldsmith, cientista da Nasa em Herschel e autor principal de um artigo publicado na revista “Astrophysical Journal” no qual explica a descoberta.

“O oxigênio é o terceiro elemento mais comum no universo e sua forma molecular deve ser abundante no espaço”, afirmou Bill Danchi, outro dos pesquisadores da Nasa no programa Herschel.

Os astrônomos buscavam há décadas moléculas de oxigênio no espaço, seja por balões equipados com sondas ou por telescópios terrestres e espaciais. O telescópio sueco Odin detectou a molécula em 2007, mas a descoberta não foi confirmada.

http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI253776-15224,00.html

Sempre atento:

Observer!

Categorias:Geral

Operação de Abbottabad visava apenas matar Bin Laden

Garantia dada à revista «The New Yorker» por um dos participantes na operação em que o líder da Al Qaeda foi morto

A equipa de operações especiais dos EUA que matou Bin Laden nunca teve a intenção de apanhar vivo o líder da Al Qaeda. O objectivo era eliminá-lo. A garantia é dada num extenso artigo da revista norte-americana «The New Yorker», que conta o pormenor toda a operação.

«Ninguém queria detidos», disse à revista um dos militares que participou na operação, salientando que este era um dado adquirido. «Nunca houve qualquer dúvida».

Esta versão dos factos surge em contradição com a oficial, do governo norte-americano, que salienta que caso se tivesse rendido, Bin Laden teria sido capturado vivo.

Num relato detalhado sobre como tudo se passou no completo de Abbottabad, no Paquistão, é explicado que o líder da Al Qaeda não teve tempo sequer para fazer essa escolha.

Assim que os operacionais entraram no quarto onde se encontrava o homem mais procurado do planeta, um dos operacionais disparou um primeiro tiro contra o seu peito e em seguida disparou um segundo na cabeça, por baixo do olho esquerdo.

«Por Deus e pela pátria – Geronimo, Geronimo, Geronimo», disse este militar via rádio. Fez uma pausa e acrescentou: «Geronimo EKIA». A sigla em inglês para «inimigo morto em acção» sinalizava que a missão estava cumprida.

http://www.tvi24.iol.pt/internacional/al-qaeda-bin-laden-eua-militares-tvi24-the-new-yorker/1270533-4073.html

Sempre atento:

Observer!

Categorias:Geral