Início > Geral > Esclarecimentos Importantes sobre: Conspiração, Teorias da Conspiração, Sociedades Secretas, Ordens Iniciáticas e Think Tanks

Esclarecimentos Importantes sobre: Conspiração, Teorias da Conspiração, Sociedades Secretas, Ordens Iniciáticas e Think Tanks

13-1-2012
Por João Lino Santos

Quando se quer estudar e discutir esta temática de uma forma honesta e imparcial, tem que se fazer a destrinça entre CONSPIRAÇÃO e TEORIA DA CONSPIRAÇÃO, pois são coisas bem distintas. Conspiração, é um conluio secreto para qualquer fim, maquinação, trama. Teoria da Conspiração e um termo sensacionalista criado no inicio dos anos 40 do século XX, pelos serviços de inteligência norteamericanos da altura, o OSS – Office of Strategic Services e o FBI, com a finalidade de se ridicularizarem noticias incómodas ao sistema vigente, colocando-as juntos de noticias ridículas em meios de comunicação social sensacionalistas que começaram a proliferar naquela altura. Daí até aos dias de hoje, as teorias da conspiração servem para desviar as atenções das verdadeiras conspirações e para tornar as pessoas paranóicas em vez de analíticas e de seres pensantes por si próprios.

Outro campo intimamente ligado ao da conspiração é o esoterismo e as sociedades secretas. Esoterismo não é só bruxas e pozinhos como nos vende a comunicação social actualmente. Esoterismo, é conhecimento vedado às massas ou reservado às elites, sejam elas empresariais, académicas, filosóficas ou religiosas. Outra palavra deturpada, é a palavra Magia, ora magia em qualquer escola iniciática define-se como sendo a maneira como se utilizam as energias.

No que toca às sociedades secretas, temos que falar em três tipos distintos de instituições: sociedades secretas, ordens iniciáticas e think tanks. Destes três há muitas pelo mundo fora, umas internacionais presentes tanto no ocidente como no oriente e outras especificas de cada um dos dois pólos civilizacionais. Algumas são as três coisas, outras duas das três e algumas outras são uma só. Muitas de secreto têm pouco e são mais ordens iniciáticas semi-abertas à sociedade, do que sociedades secretas. Por exemplo a Máfia Italiana é uma sociedade secreta, diz-se que X e Y são capos, mas ninguém sabe quem realmente controla as marionetas.

As sociedades secretas são imemoriais, tão antigas quanto a própria humanidade, que cada vez mais se conclui ser muito mais antiga do que aquilo que se pensava.

– Exemplos de Sociedades Secretas: Maçonaria, Ordem do Dragão Verde, Bohemian Groove, Máfia Italiana, Yakuza, Tríades.

– Exemplos de Ordens Iniciáticas: Maçonaria, Antiga e Mística Ordem Rosa-Cruz, Sociedade Tesófica, Centro de Estudos do Autoconhecimento.

– Exemplos de Think Tanks: Tavistock Institute, CFR (Council On Foreign Relations), Clube Bilderberg, Comissão Trilateral, Forum Portugal Global, RIIA – The Royal Institute of International Affairs (Chatham House).

– As Seitas podem-se enquadrar tanto em sociedades secretas, como em Ordens mais ritualisticas do que iniciáticas, ou mesmo simplesmente grupos criminosos com rituais de pertença.

Mais de 90% do que popula na Internet e nas livrarias sobre estas temáticas é contrainformação ou teorias da conspiração, mas há também alguma informação a maioria de mais difícil acesso, mas há autores e académicos que felizmente já passaram ao público mainstream como o meu grande amigo Daniel Estulin. O mais difícil para a população normal, não do ponto de vista depreciativo, mas normal e banal no que toca a conhecimento uno e solidificado. É precisamente não saberem discernir o trigo do joio, a informação da contrainformação, sendo que para isso é preciso ter alguém desses meios que nos coloque no caminho certo da procura e das fontes fidedignas.

Há no entanto temas que são tabu para os que deles percebemos e temos informação classificada ou secreta, obtida por via da tradição oral iniciática, pois são temas que quando abordados, podem fazer com que caíamos, em descrédito social e/ou académico, pela sua surrealidade ou tamanha complexidade, deles destaco o esoterismo e os extraterrestres.

Categorias:Geral
  1. Raul da Costa Dionísio
    Janeiro 16, 2012 às 10:26

    Soube-me a pouco. Para além da classificação de entidades nas diferentes categorias (com a dificuldade inerente ao facto de algumas acumularem) penso que seria bem mais esclarecedora a classificação, em conformidade, das várias teorias e correntes de opinião mais em voga na actualidade, quer no plano nacional, quer internacional, mas percebo que não se queira comprometer publicamente. Um abraço

  2. aziomanoris
    Janeiro 16, 2012 às 10:38

    Caro amigo, isto foi somente uma breve introdução para a jornalista que era um pouco verde, o resto da entrevista vamos ver se chega a sair pois é mais pesada e politicamente incorrecta.. Não tenho problema nenhum em comprometer-me publicamente, pois como já o fiz várias vezes já não tenho nada a perder. Dê-me só alguns exemplos se quiser por e-mail, para ter uma ideia do que refere e não ser induzido em erro e farei um artigo sobre isso. Um abraço

  3. Janeiro 25, 2012 às 13:27

    Peço-te que me coloques na caminho certo de investigação. Podes dar-me alguns sites para pesquisar?

  4. aziomanoris
    Fevereiro 21, 2012 às 17:29

    Caro(a) calica741, lamento só agora responder, mas o excesso de afazeres não o permitiu mais cedo. Precisamos de saber quais as áreas que te interessam para sabermos que tipo de sites podemos aconselhar! Se quisereres fala por aqui ou envia e-mail para: jmfl_santos@yahoo.com.br

    Teremos todo o gosto em lhe facultar algo que te ajude.

    Saudações fraternas,

  5. abulense
    Junho 1, 2012 às 20:10

    soraya sáenz de santamaría recibiendo instrucciones en washington……

  1. Janeiro 14, 2012 às 12:59

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: