Início > Geral > Sonhos descodificados

Sonhos descodificados

Mário Simões, um professor de psiquiatria e ciências da consciência da faculdade de medicina de Lisboa, defende que os sonhos devem ser tomados como um aviso. O professor defende que se deve dar especial relevância aos sonhos repetidos. Pois são manifestações subconscientes do seu cérebro a manifestar-se podendo querer dizer que algo está mal. Todos os outro sonhos não devem ter tanta importância, pois são apenas parte daquilo a que podemos chamar de “máquina trituradora”. Isto é, os outros sonhos são compostos por elementos fúteis do nosso dia-a-dia, que ficam retidos no nosso subconsciente. Assim, esses mesmos sonhos são apenas imagens misturadas e sensações, que estão a ser processadas pelo cérebro.
Dizer que isto é saudável é correcto! O cérebro precisa de dormir para descansar e processar a informação diária. Diz-se que cerca de 90% dos nossos sonhos, são tratados pelo cérebro durante esses estágios do sono, para que no dia seguinte possamos ter novas ideias. O cérebro trata os sonhos como uma incineradora processa e separa o lixo.

Patológicamente observa-se que as pessoas que não sonham ou mantêm alguma dificuldade em fazê-lo, tem alguns problemas de saúde. Sabe-se também que as memórias da vida, são integradas e fortalecidas através do sono e dos sonhos. As pessoas que mais sofrem de insónias ou que normalmente não conseguem ter uma noite descansada de sono ou sonhos, são as que mais se irritam no seu dia-a-dia e as que menos produzem no seu local de trabalho e no seu próprio dia-a-dia. E que padecem também de uma maior desatenção e cometem mais erros durante os seus dias e no seu trabalho.

Quanto aos animais, observa-se que os animais que não sonham ou que deixam de sonhar, normalmente vêm a morrer nesse seguimento, padecendo de infecções imonulógicas graves. O mesmo pode acontecer com as pessoas que podem padecer de situações neuro-imunológicas.

Assim se mantêm as questões de para que precisamos de dormir e para que servem e o que são os sonhos? E qual o seu impacto na sociedade?

(Texto escrito e revisto pelo repórter Observer)

Sempre atento:

Observer!

Advertisements
Categorias:Geral
  1. Março 30, 2012 às 21:39

    1* colocou a profissao(funçao) pra dar credito no texto, 2* nao provou nada sobre sonos codificado , queremos prova e nao somente teórias .

  2. observercxxix
    Março 31, 2012 às 15:24

    Sr. Edson Costa eu imagino que esteja frustrado porque pessoas como o sr não pensam de forma racional. Agarram-se a teorias de que os sonhos são coisas de outras dimensões e viagens astrais e depois não conseguem distinguir a realidade da fantasia. Ou então está frustrado porque não sonha ou sofre de insónias. De qq das maneiras, a palavra “teorias” não leva acento nenhum ou seja é “teorias” ao invés de teórias”. Deve ser de um acordo ortográfico que o sr encontrou nos sonhos ou nas suas viagens astrais…

    Sempre atento:

    Observer!

  3. Vitor Teixeira
    Abril 11, 2012 às 11:42

    Os sonhos são reflexos de impulsos sinápticos e eléctricos fundamentais para a preservação intelecual e funcional do cérebro durante o sono. São essenciais fisicamente para manter as actividades sinápticas e também cognitivamente para manter o cerebro num determinado ritmo cognitivo. O cérebro tem de se manter wired e com os paths neuronais intelectuais preservados para no estado de vigila estar “em forma”. Os sonhos desempenham uma importância vital para o nosso funcionamento consciente e para isso há que cada vez mais ter atenção à preservação do cerebro para tal efeito. Não só evitando elementos tóxicos para este que possam impedir o seu normal funcionamento, como também utilizando uma nutrição optimizada para estimular o mesmo. É mais normal do que pensamos o cerebro ficar depleted de quimicos e neurotransmissores essencias para o seu correcto e optimizado funcionamento. Mas basta uma pessoa ser informada e interessada para manter o cerebro no limite máximo das suas capacidades. E isso reflecte-se nos sonhos e na qualidade destes. E tal como disse, quando mais vividos e estiumulantes forem os sonhos, melhor será o desempenho cerebral no estado de vigilia.

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: